24 de abril de 2024

Blog do Ton: Secretários de vários estados podem criar ‘frente do agro’ e AC pode unir-se aos grandes

Um encontro entre secretários da pasta de Agricultura dos estados do Acre, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro pode culminar na criação de uma frente institucional para o fortalecimento de grandes cadeias produtivas, sobretudo do café — tema, inclusive, do encontro que acontece em Belo Horizonte.

Por aqui, quem está à frente dos trabalhos é Edivan Azevedo. Apresentou iniciativas ousadas, projeções animadoras e, nesta viagem em especial, comemora mais uma boa notícia: visitou a Fundação Dom Cabral, que está montando a Agenda Acre 10 Anos, que é o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Estado do Acre; além do Plano de Governo, através da Seplag. “Estamos continuamente trabalhando com a filosofia de produzir mais em menos áreas”, me confidencia Edivan.

Essa é uma das maiores feiras de café do mundo. Além do contato com ideias inovadoras que podem alavancar o agro acreano, esse tipo de encontro possibilita também a articulação de políticas de crescimento e desenvolvimento desta pasta. São oportunidades que abarcam grandes e pequenos. Ponto para Edivan. Ponto para o agro. E ponto para o Acre.

U$ 300 milhões

É o valor de prospecção do Acre na COP-27. Se a prospecção virar dinheiro no cofre, o governador Galdson Cameli terá muitas realizações nessa pasta. Cinco financiadoras internacionais garantiram a bagatela para o estado de Chico Mendes.

Enquanto isso, aqui do lado…

Diferente de Gladson, que foi um dos primeiros governadores a felicitar Lula pela vitória das urnas, o governador de Rondônia, nosso vizinho, ignorou a carta pró-Amazônia na COP27 e, de acordo com a Folha, “quer ver Lula só em 2023”. Cada um com seu cada qual.

Nicolau Júnior

É o primeiro deputado reeleito a ter suas contas aprovadas pela Justiça Eleitoral. Com bom trabalho prestado como presidente da Casa, pavimenta sua continuidade na mesa diretora, agora como primeiro-secretário.

“Eu sei de muitas coisas”

Foi a fala do deputado Neném Almeida ao criticar a atual direção do Podemos, o seu atual partido. Pediu expulsão, disse que o partido não cumpriu os acordados, e ainda revelou o que mais tem ouvido dos colegas deputados: “Eu avisei”.

Nos bastidores…

Neném Almeida não é o único insatisfeito. E o Podemos não é o único Don Juan que decepcionou os postulantes.

Perdi as contas

Uma nomeação ao Governo do Acre tem causado um verdadeiro frisson nos grupos de mensagens instantâneas. Perdi as contas de quantos me procuraram alegando terem sido vítimas de represálias de um agora governista.

Tem dessas

Alguém, algum dia, já havia imaginado Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, comandando a transição de um Governo Lula, nomeando Simone Tebet, Marina Silva e Alexandre Frota? A política tem dessas.

Plural

Curiosidades à parte, ninguém pode dizer que esse grupo não é plural. Precisam encontrar pontos de convergência, como na questão ambiental, onde de um lado temos uma ambientalista ferrenha, Marina Silva, e do outro temos uma diva do agro, Simone Tebet. É acompanhar para ver se haverá entendimento.

Marcio Bittar

Bolsonarista dos mais ferrenhos, até Marcio Bittar não acredita em uma reviravolta nessa questão envolvendo as eleições. A afirmação foi dada ao meu colega Evandro Cordeiro. Enquanto isso, manifestantes seguem nas ruas e vias Brasil afora seguem bloqueadas.

Exoneração

Exonerações de extremistas do governo Gladson, como foi o caso de Ruy Birico, não são apenas exonerações, são um recado vindo do Palácio: tudo tem limite. Recado esse que está em concordância com os deputados da base e grandes figuras governistas Acre afora.

Bate-rebate

– “Ataques a minha pessoa e à nossa gestão” (…)

– (…) Fala do prefeito Tião Bocalom sobre as notícias que o colocaram como apoiador da ditadura.

– Em Rondônia, BR-364 continua com pontos de bloqueios (…)

– (…) Estão sacrificando um dos estados mais bolsonaristas do país.

– “A Prefeitura de Rio Branco, ela é um sonho, e esse sonho e ele precisa ser sonhado” (…)

– (…) Revelação de Fagner Calegário em entrevista ao ContilNet!

– Se metade desses postulantes à prefeitura mantiverem seus nomes postos, será uma das mais disputadas de muitos tempos.

– Por toda a cidade, filas tomaram conta dos postos de combustíveis (…)

– (…) À imprensa, os manifestantes atribuíram a culpa a Lula e Bolsonaro (…)

– (…) Esses dois estão vivendo suas vidas, os culpados são alguns desavisados que manifestam por algo que não vai acontecer!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost