Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso INSS pode ter locais de prova alterados; entenda

Por FOLHA DIRIGIDA

Reprodução

Os candidatos do concurso INSS devem ficar atentos às mudanças em relação aos locais de prova. Segundo edital publicado nesta terça-feira, 22, o endereço de realização dos exames poderá não ser o mesmo escolhido no ato da inscrição.

A mudança impacta, principalmente, candidatos dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará.

No caso do Rio, os candidatos que optaram em realizar as provas em Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro ou Volta Redonda, sendo residentes no estado, realizarão as provas nas cidades citadas acima ou ainda em Nova Iguaçu, conforme proximidade de sua residência.

No Pará, os candidatos que optaram em realizar as provas em Belém, Marabá ou Santarém e são residentes do estado poderão realizar as provas nestas cidades ou ainda em Ananindeua, também de acordo com a proximidade do local e sua residência.

Por fim, no Espírito Santo, os candidatos que optaram em realizar as provas em Vitória e são residentes no estado realizarão as provas na capital ou em Vila Velha, conforme proximidade.

Os locais de prova estão previstos para serem divulgados nesta terça-feira, 22, após serem adiados na última segunda-feira, 21. A consulta deverá ser realizada no  site do Cebraspe .

Os exames serão realizados no próximo domingo, 27, no turno da tarde, no período das 14h às 17h30. No dia da prova, o candidato deverá:

Conforme o edital, as provas do Instituto Nacional do Seguro Social serão realizadas em todo país, em cidades que correspondem à Gerência Executiva (GEX) do INSS.

Resumo sobre a seleção

Veja como serão as provas do concurso INSS

A prova objetiva do concurso do INSS contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:

Com a prova no modelo “certo” ou “errado”, será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.

Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).

No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

Esse número corresponde ao limite permitido pelo  Decreto 9.739 de 2019 , que determina as regras para concursos públicos no Executivo Federal.

O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.

Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.

Concurso INSS tem mais de 1 milhão de inscritos

concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Os números foram liberados no último dia 9, pelo Cebraspe. Ao todo, foram registradas 1.023.494 inscrições.

Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.

Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no    site do Cebraspe   .

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.

Sair da versão mobile