19 de abril de 2024

Covid: Sesacre anuncia obrigatoriedade do uso de máscaras e reforça vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) anunciou na manhã desta segunda-feira (21), novas recomendações e medidas para conter o avanço da Covid-19. Nas últimas semanas, o número de novos casos aumentou no Estado, chegando a registar mais de 100 casos em 24 horas.

O anúncio foi feito pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Meneses, na sede da Sesacre em Rio Branco. Segundo o coordenador, a medida que a Sesacre vai tomar para frear a cadeia de transmissão da doença é a obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades hospitalares.

“Estamos passando por uma quinta onda. A gente chama de nova onda, pois tem um número elevado de casos de contaminação, logo, é normal que a gente faça um plano para frear esse acréscimo. O objetivo é quebrar a cadeia de transmissão. A partir do momento que tem um caso positivo, é preciso organizar as atividades, os pontos de atenção para atender esse público. Isso se refere, por exemplo, ao reforço do número de leitos para caso de internação”, explica o coordenador.

Outras recomendações estão relacionadas à vacinação da população, além da testagem em massa. “Se você tem sinais e sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, você precisa buscar uma unidade básica de saúde próxima da sua casa. A partir do momento que alguns casos tenham se agravado, a porta de entrada são as UPAs, que vão receber esse paciente de média intensidade. A partir da Upa é que esse paciente pode ir para unidade de alta complexidade, que seria um leito de UTI ou leito de enfermaria tão especialidade que a gente já reconhece eles como alta complexidade”, acrescenta Edvan.

Foto: Edvan Meneses. Foto: ContilNet

Além disso, o coordenador da RUE também contou que o Ministério da Saúde deve enviar novos testes para testagem em massa da população.

“O plano é reorganizar a rede de atenção à saúde e os pontos de atenção para receber esse público que possa. Se for necessário a gente colocar uma unidade de referência, a gente coloca mais à frente, mas hoje nós pedimos que vocês procurem as unidades básicas de saúde e lembrando que o uso de máscara dentro das unidades de saúde é obrigatório”, relembra sobre a nova medida.

A obrigatoriedade do uso de máscara em unidades hospitalares foi decidido, visto que nas unidades é onde se encontra o maior número de pessoas que estão com Covid-19. “A chance de você contrair a Covid-19 em uma unidade de saúde é muito maior, então se você procurar uma unidade leve a máscara, é importante que todo mundo leve a sua, use álcool e mantenha as medidas sanitárias. Se for também em ambientes que têm aglomeração de pessoas, a recomendação de máscara continua”, acrescenta Edvan.

Com relação a testagem, a recomendação segue a mesma: procurar uma unidade de saúde para ser testado quando sentir sintomas gripais, como dores, coriza, mal estar, febre, falta de ar, cansaço respiratório após esforço ou até mesmo em repouso.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost