Idoso de 80 anos é preso durante operação da PF contra abuso sexual infantil

Um idoso de 80 anos foi preso no Amazonas durante a Operação Guardiões da Infância, da Polícia Federal (PF). Deflagrada nesta terça-feira (22), nos 26 estados e DF, a ação nacional cumpre mandados de prisão contra condenados por abuso sexual infantil.

De acordo com a PF, a operação tem o objetivo de impedir que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.

Os agentes cumprem mandados de prisão decorrentes de decisões judiciais que condenaram os acusados por crimes relacionados ao abuso sexual infantil em todo o país.

As ações da operação começaram em agosto, com cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade.

Nesta terça-feira foram cumpridos simultaneamente mais 14 mandados de prisão nos 26 estados e no DF, totalizando, assim, 100 foragidos detidos desde o início das ações. “As prisões seguem em andamento”, destacou a PF.

Mandados no Amazonas

No Amazonas, a PF atuou em parceria com a Policia Civil. De acordo com a Polícia Federal, foi cumprido um mandado de prisão de um homem de 80 anos, na cidade de Apuí.

O órgão informou que outro investigado, localizado pela inteligência da Polícia Federal no bairro do Lago Azul, Zona Norte de Manaus, morreu em outubro deste ano em decorrência de problemas respiratórios.

Operação

O objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social pessoas que já tinham sido investigadas, processadas criminalmente e condenadas. “Dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos”, ressaltou a PF.

Segundo a instituição, o combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade na Polícia Federal, que tem uma unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil.

Iniciativas como a Operação Guardiões da Infância têm identificado e impedido a ação de centenas de abusadores e o resgate de um número relevante de crianças vítimas.

Além realizar operações policiais, a Polícia Federal também atua na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados na tarefa de identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las e identificar e prender seus agressores.

PUBLICIDADE