INSS paga lote extra do seu 13º salário para quem cumprir essas regras

pagamento de um 13° salário é sempre muito bem visto pelos trabalhadores, porque ajuda a aumentar o poder de compra. Além dos funcionários de empresas públicas e privadas, aposentados e pensionistas também têm direito de sacar o abono pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa quantia, porém, já foi repassada no primeiro semestre do ano e agora em novembro é liberada de forma excepcional.

No começo do ano, no primeiro semestre, as duas parcelas do 13° salário do INSS já foram liberadas para todos aqueles que estavam recebendo algum salário previdenciário antes do primeiro pagamento que aconteceu em abril. O primeiro depósito foi referente a 50% do valor da aposentadoria ou pensão, e a segunda parcela foi de 50% com desconto do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

A ideia de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário para esse grupo aconteceu pela primeira vez em 2020. Na época em que a pandemia de Covid-19 dominava o país, sendo uma doença ainda muito desconhecida, o governo federal achou por bem liberar o crédito para aposentados e pensionistas. Já que idosos e adoecidos são justamente o público de risco da doença.

A antecipação continuou em 2021 e 2022, e permitiu ainda a movimentação da economia brasileira. Isso porque, apenas no primeiro semestre deste ano o 13° salário do INSS foi repassado para pelo menos 36 milhões de pessoas. Normalmente, a quantia era repassada com 50% no primeiro semestre e outros 50% no semestre seguinte.

[fvplayer src=”http://youtube.com/watch?v=Eri7u6vAkbQ”]

Novo pagamento do 13° salário do INSS

Devido a antecipação do pagamento do 13° salário do INSS, a Previdência Social precisou se organizar para um novo depósito. Vale dizer que esse tipo de abono já fica previsto nos gastos da Previdência, isso significa que qualquer mudança no calendário não afeta as verbas públicas.

O novo depósito do décimo terceiro salário do INSS será pago em uma única parcela a ser liberada no calendário de novembro. Neste novo repasse não estão inclusos aqueles que já receberam as duas parcelas pagas no primeiro semestre. Dessa vez, o pagamento acontece para:

Todos aqueles que passaram a receber algum benefício previdenciário a partir de maio deste ano.

Para consultar o valor do pagamento que deve ser proporcional aos meses de recebimento do salário, basta acessar o App Meu INSS e selecionar a opção “Extrato de pagamentos”.

Calendário do 13° salário do INSS em cota única

Quem recebe um salário mínimo:

Benefício final 1: 24 de novembro;
Benefício final 2: 25 de novembro;
Benefício final 3: 28 de novembro;
Benefício final 4: 29 de novembro;
Benefício final 5: 30 de novembro;
Benefício final 6: 01 de dezembro;
Benefício final 7: 02 de dezembro;
Benefício final 8: 05 de dezembro;
Benefício final 9: 06 de dezembro;
Benefício final 0: 07 de dezembro.
Quem recebe acima de um salário mínimo:
Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
Benefício final 5 e 0: 07 de dezembro;
Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro.
Simule agora o valor do seu 13º salário

PUBLICIDADE