Médica alerta sobre os perigos de fumar cotonete, nova trend no TikTok

Por METRÓPOLES

Os jovens estão sempre atentos às trends do momento, mas, desta vez, a tendência não é uma brincadeira inofensiva. Adolescentes estão filmando a si mesmos fumando cotonetes como se fossem cigarros. Os vídeos que viralizaram nas redes sociais, porém, preocupam especialistas.

Além do Brasil, o viral também foi compartilhado em outros países. É difícil entender ao certo onde se originou essa prática, mas é fácil encontrar algum “tutorial” de como fumar o bastão pelas redes. Um deles mostra uma adolescente brasileira que soma mais de 79 mil seguidores no TikTok e se diz a “criadora” da ideia.

Em entrevista à revista Crescer, a pneumologista pediátrica Brunna Santana alertou: “Parece inocente, mas quando queimamos a haste de plástico e o algodão, são liberadas substâncias tóxicas que afetam o pulmão. Um cigarro comum já seria perigoso. No caso do cotonete, que não tem filtro nenhum, pode ser ainda pior”, explicou.

Humar cotonete pode ser mais perigoso do que cigarro

Segundo ela, crianças e adolescentes com problemas respiratórios podem ser ainda mais prejudicados.

“Se a criança já tiver predisposição, uma ou duas vezes fumando o cotonete pode ser o suficiente para desencadear uma crise. Alguns pacientes asmáticos, por exemplo, precisam ir para o hospital por causa de fuligem de churrasco. Imagine, então, se fumarem o cotonete. Precisamos sempre desencorajar o tabagismo, de qualquer tipo”, reforçou.