CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Um vídeo que circula nas redes sociais, nesta quinta-feira (10), mostra milhares de peixes boiando nas águas de um lago da comunidade Paraná do Jussará, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Segundo especialistas, o fenômeno se deve à baixa oxigenação da água, causada pela seca severa registrada em todo o Amazonas, neste ano.
As imagens mostram um tapete formado por peixe mortos em uma região conhecida por atrair pescadores justamente pelo alto índice populacional de ictiofauna – a fauna dos peixes.
De acordo com o biotecnólogo e técnico em Recursos Pesqueiros Jacksoney Lima, o baixo volume de chuva, por conta da seca extrema, reduziu a oferta de oxigênio nas águas do lago e dificultou a sobrevivência dos peixes no local.
Enfrentado uma forte estiagem, o município de Coari segue em situação de emergência por conta do baixo nível do Rio Solimões.
Seca no AM
O número de municípios em situação de emergência por conta da seca no Amazonas se mantém em oito, segundo o relatório de estiagem 2022 divulgado pela Defesa Civil estadual, nesta quarta-feira (9).
Além de Coari, os municípios de Amaturá, Benjamin Constant, Japurá, Tefé, Uarini, Maraã e Alvarães continuam em estado de emergência.
De maneira geral, o acompanhamento, que é feito diariamente, tem três classificações de gravidade: a de atenção, alerta e emergência – quando a situação é mais crítica.
De acordo com o relatório, 43 municípios estão em situação de atenção. Outras cinco cidades estão em estado de alerta. O número de municípios em situação de emergência permanece em oito.