O MinistĂ©rio PĂșblico do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), lançou, nesta sexta-feira, em Cruzeiro do Sul, a campanha âLugar de autista Ă© em todos os lugares â Discriminação Ă© crime, inclusĂŁo Ă© o caminhoâ.
O evento, que ocorreu no Teatro do NĂĄuas, reuniu cerca de 500 pessoas, entre profissionais da saĂșde, educação, assistĂȘncia social, alĂ©m de famĂlias com pessoas autistas.

Na ocasiĂŁo foi realizado o seminĂĄrio âEu sou Autista e tenho direitosâ, com palestras ministradas pelos promotores de Justiça Ocimar Sales JĂșnior e Manuela Canuto e pelo mĂ©dico psiquiatra Ademar Mazinho Ăndio.
A campanha tem como objetivo promover a conscientização e disseminar informaçÔes acerca dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do diålogo com familiares e a população em geral.
Em sua fala, a procuradora de Justiça e coordenadora do GT-TEA, Gilcely Evangelista, destacou que a disseminação de informaçÔes sobre o tema é fundamental para promover no meio social ideais que combatam qualquer tipo de discriminação.
âPode-se dizer que a falta de conhecimento Ă© a maior causadora de preconceitos, por isso Ă© importante que sempre se busque conscientizar a sociedade por meio da informação estruturada e adequada sobre o tema. Assim, tem-se como fundamental para o cenĂĄrio evidenciado hodiernamente, a realização de campanhas como estaâ, disse.
O secretĂĄrio-geral do MPAC GlĂĄucio Oshiro representou o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento no evento, que contou ainda com a participação do prefeito do municĂpio de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; da prefeita do municĂpio de TarauacĂĄ, Maria LucinĂ©ia Nery, alĂ©m de representantes, do Poder JudiciĂĄrio, da AssemblĂ©ia Legislativa do Acre, da Defensoria PĂșblica do Estado (DPE), da PolĂcia Militar do Acre (PMAC) e de associaçÔes da causa autista.
âEsta pauta Ă© sempre muito bem-vinda e cheia de instigaçÔes e novas descobertas. O GT-TEA foi criado entendendo a importĂąncia de levar conhecimento sobre esse tema Ă sociedade. Hoje estamos tendo a oportunidade de jogar luzes sobre esse problema e tratĂĄ-lo da maneira que deve ser tratado, visando a construção de polĂticas pĂșblicas adequadas para a questĂŁo do TEAâ, afirmou o secretĂĄrio-geral.
Adesivaço da inclusão
Dando continuidade as atividades de lançamento da campanha, foi realizado neste sĂĄbado, 5, o âAdesivaço da inclusĂŁoâ. A ação ocorreu no centro de Cruzeiro do Sul e contou com o apoio de associaçÔes da causa autista e da Secretaria Municipal de Transporte e TrĂąnsito.

A promotora de Justiça Manuela Canuto elogiou a iniciativa, destacando que a adesivação de veĂculos Ă© mais uma demonstração do compromisso do MPAC com a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
âEsse evento certamente contribuiu para transmitir informaçÔes para a nossa cidade de Cruzeiro do Sul, a adesĂŁo da população foi fundamental e sĂł demonstra o quanto a difusĂŁo desta causa Ă© importante para a nossa realidadeâ, afirmou.
Representando, os integrantes da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA) de Cruzeiro do Sul, o dentista Marcos Vinicius, falou sobre a importĂąncia de conscientizar a população. âParabenizo o MinistĂ©rio PĂșblico por regionalizar a campanha. Ă fundamental a iniciativa, pois ainda lidamos com muitos casos de discriminação, especialmente no Ăąmbito escolarâ, concluiu.
A programação contou ainda com uma visita ao Centro de Atendimento ao Autista â O Mundo Azul. O objetivo foi conhecer a estrutura e acompanhar as condiçÔes de atendimento oferecido pelo MunicĂpio de Rio Branco, a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

