Ícone do site ContilNet Notícias

Novas regras para tirar carteira de motorista começam a valer em poucos dias

Por PRONATEC

Foto: divulgação

Os motoristas do Brasil devem estar atentos às novas regras envolvendo a carteira nacional de habilitação (CNH). Isso acontece porque as mudanças versam sobre a pontuação limite para que o documento seja suspenso e também sobre a mudança nos prazos para renovar o documento.

Além disso, a CNH está de cara nova: uma versão atualizada do documento já se encontra válida em todo o território nacional.

Assim, as principais mudanças que os condutores devem estar atentos é relativa ao padrão de cor, que agora é verde e amarelo, e aos textos, que serão, além de português, em espanhol e inglês. Outra alteração é com relação à presença de um código similar ao dos passaportes na nova versão.

Dessa maneira, os objetivos dessa mudança são para dar mais segurança aos condutores, visando diminuir fraudes com a documentação. E, também, permitir o embarque em terminais de autoatendimento em aeroportos.

Quando é preciso solicitar a nova CNH?

Mas será que são todos os motoristas que devem solicitar a CNH nova urgentemente? Confira as situações que podem justificar a solicitação:

Novas regras para tirar a carteira

Quem deseja tirar ou renovar a carteira de motorista no próximo ano deve se atentar às novas regras. As regras, que estão previstas na legislação, estão válidas desde 2021 e continuam a valer em 2023. Portanto, é necessário que os condutores ou futuros condutores saibam o que mudou.

Antes de mais nada, é importante destacar que os trâmites de renovação ou de tirar a primeira via da CNH não mudaram. Ou seja, com relação a isso, os motoristas podem ficar despreocupados.

No entanto, houve alterações no que diz respeito ao prazo de validade da carteira. O Código de Trânsito Brasileiro determina três situações de prazo para a renovação, sendo elas:

Outra mudança é sobre o limite de pontos para ter a carteira de motorista suspensa. Antes, ao atingir 20 pontos, independente da natureza da infração, o documento seria suspenso. Agora, há uma maior flexibilização, sendo as regras:

Sair da versão mobile