ContilNet Notícias

Rio Branco sedia o 1º Encontro Norte e Nordeste de Aikido

Por ASCOM

O 1° Encontro Norte e Nordeste de Aikido será realizado em Rio Branco a partir de amanhã, 18, até o dia 20, no Centro de Iniciação de Esportes Bonsucesso – CIE, localizado a Rua Rio Grande do Sul, S/Nº, Bairro Aeroporto Velho.

O evento reunirá alguns dos nomes mais importantes dessa arte marcial no país. Participam também membros do Aikido Tan Ren Kai, que é a Organização Nacional do Aikido brasileiro e ligada à sede mundial da arte, o Aikikai Hombu Dojo, de Tóquio, Japão com a presença de instrutores e praticantes de Fortaleza, Recife, Salvador e Porto Velho.

O encontro é financiado pelo Fundo Municipal de Esporte e Lazer- Edital 05/2022 daligado a Fundação Garibaldi Brasil – Prefeitura Municipal de Rio Branco, com objetivo de divulgar, incentivar, difundir e ampliar a prática desta modalidade esportiva, junto à sociedade rio-branquense, sobretudo, junto a estudantes da rede estadual de ensino médio de Rio Branco.

A ideia é também colocar um maior número de jovens de Rio Branco em contato com a arte, dando início a um grupo acreano forte que possa se juntar e ter representantes nos encontros nacionais e internacionais promovidos pelo Aikido Tan Ren Kai no Brasil e no Japão.

BENEFÍCIOS DO AIKIDO

O Aikido é uma arte marcial japonesa derivada do estudo profundo das tradições combativas existentes no Japão antigo. Sua prática tem por objetivo o desenvolvimento do caráter humano através do aperfeiçoamento do corpo e da mente, cuja caminhada estimula a uma maior compreensão do interior do ser humano, apoiado no processo de melhoria contínua e na elevação da qualidade de vida da pessoa.

Dentre os principais benefícios do Aikido são o aperfeiçoamento físico mental, redução do estresse, refinamento motor e fortalecimento do corpo, aprimoramento dos relacionamentos humano, gestão de conflitos internos e externos, desenvolvimento da comunicação, da colaboração, do foco e da disciplina, além da conscientização, a responsabilidade social e o saber lidar com a pressão, de forma a viver o presente.

Por isso, constitui-se em uma arte marcial focada na Paz e a Defesa Pessoal a partir da construção do caráter de seus praticantes. Por isso, não alimenta competições ou campeonatos entre os seus praticantes e nem prima por oferecer formas de atacar outras pessoas, mas, busca preparar um espírito calmo e forte, capaz de enfrentar os desafios da vida centrado em seu poder pessoal, com autoconfiança e equilíbrio.

VÁRIAS ESCOLAS ENVOLVIDAS

O projeto prevê o envolvimento e participação de estudantes das escolas de Ensino Médio EE Heloisa Mourão Marques, EE Gloria Peres, EE Instituto de Educação Lourenço Filho, EE Armando Nogueira, EE José Ribamar Batista, EE Humberto Soares da Costa, EE Barão do Rio Branco, num total de 70 (setenta) alunos, mobilizados e já inscritos, sendo a escolha realizada pelas escolas e sob a gestão dos professores de Educação Física e/ou gestores destas unidades de ensino e simpatizantes.

A participação dos jovens e estudantes do ensino médio é fundamental para difundir e disseminar esta arte marcial, em suas redes sociais e junto a outros estudantes da sua unidade de ensino e/ou espaços de interação social, bem como, difusão na imprensa convencional (rádio, telejornais e imprensa escrita)

AGENDA

A abertura do Encontro será dia 18/11, às 18h às 21h, e nos dias 19 e 20/11 nos horários das 8h às 12h e das 14h às18h.

Sair da versão mobile