Sicredi participa de evento para promover encontro entre empresas e investidores no Acre

O Sebraelab, instalado na Universidade Federal do Acre (UFAC), foi palco da 5ª edição do Demoday, evento promovido pelo Sebrae, que acontece simultaneamente em oito dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Neste ano, apenas Mato Grosso ficou de fora.

Durante o Demoday, 11 startups participantes do Programa de Pré-Aceleração do SebraeLab/Ufac e 31 do Programa de Aceleração do Inova Amazônia estarão reunidas em torno do desafio trocar informações e experiências para promover o crescimento das empresas. Este número é cinco vezes maior do que o registrado em edições anteriores, que totalizavam apenas oito.

No evento ocorrido nesta quinta-feira (10), que contou com a participação da cooperativa de crédito Sicredi, os empreendedores apresentaram seus projetos inovadores e solução criativas para contribuir na resolutividade de empreendimentos no estado, para uma banca de empresários, investidores e para profissionais da aceleradora Semente Negócios e do Sebrae.

Philippe Figueiredo/Foto: ContilNet

Philippe Figueiredo, coordenador de Startups e Ecossistema de Inovação do Sebrae, explicou que a ação faz parte da segunda fase do Programa Inova Amazônia.

“Para as empresas é um evento importante, pois estamos criando um grande ecossistema entre empresas e investidores e as empresas que passam aqui são preparadas e adquirem visibilidade, sendo levadas a um mercado. Os jovens conseguem enxergar no empreendedorismo uma saída econômica”, destacou.

Na programação constam apresentações das startups, palestras e reuniões para esclarecimento de dúvidas e informações sobre tese de investimentos e outros temas relacionados à área de inovação.

Sicred durante apresentação no Demoday/Foto: ascom

Wellington Júlio, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Biomas, destacou que a instituição financeira tem como principal foco o desenvolvimento social e econômico da sociedade e “do recurso que é depositado no Sicredi, toda a receita financeira que a gente tem na cooperativa a gente devolve para comunidade como ações sociais desenvolvendo a economia social do município neste evento, em específico em parceria com o Sebrae. A gente finaliza um ciclo e abre outro para outras startups. Como exemplo, a parceria que aconteceu no ano passado, quando foi um projeto realizado chamado hackathon, na qual duas startups foram escolhidas para fazer a diferença na comunidade – uma delas foi sobre o desenvolvimento do cooperativismo no estado do Acre e a outra é como lidar com o lixo aqui em Rio Branco, que é uma situação de emergência no nosso município e fazendo isso, o Sicredi tem como propósito fazer a aceleração desses startups”, concluiu.

Em janeiro deste ano, a Sicredi lançou, por meio do programa Inovar Juntos, um portal no site instituição para fortalecer os vínculos com as startups, oferecer oportunidades para a atuação em projetos de grande escala em nível local ou nacional e atender a demanda da comunidade que integra o Sicredi.

Evento ocorreu nesta quinta-feira/Foto: ContilNet

“Dentro da área de desenvolvimento cooperativismo sempre estamos buscando novas soluções, novas formas de levar o cooperativismo, de desenvolver, o que é o cooperativismo financeiro dentro da comunidade. Então, dentro dessas ações a gente usa hoje a maratona futuro, que foi uma solução que criamos para desenvolver problemas da própria comunidade. Em parceria com o Sebrae, esse ano, a gente está apoiando o ecossistema de inovação, que é onde se nascem startups, empresas que vão resolver problemas aqui da comunidade, com o apoio do Sebrae e o Sicredi. Então, são iniciativas que vão de acordo com o que a gente acredita dentro do cooperativismo financeiro e que a gente pode contribuir sempre para comunidade também”, explica Cayo Matheus, analista de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Biomas.

Eduardo, gerente de uma das agências do Sicredi em Rio Branco explicou o procedimento para quem deseja se associar.

“Nós temos três formas para associação: a primeira e mais tradicional é o interessado ir até uma de nossas agências portando documentos pessoais – em caso de pessoas físicas – e também o da empresa, no caso de pessoas jurídicas, e para produtores rurais os que comprovem a atividade. A segunda maneira é a associação por WhatsApp, por onde o interessado pode entrar em contato com o telefone (51) 33584770; e nós temos também o Sicredi X, na qual o interessado pode baixar um aplicativo chamado Sicred X nas lojas de aplicativos e fazer o pré-cadastro”, detalhou.

PUBLICIDADE