Após a repercussão das agressões verbais sofridas por Gilberto Gil e sua esposa, Flora, durante o jogo do Brasil no Catar, na última quinta-feira (24), um dos torcedores que hostilizou e xingou o cantor foi identificado. O homem é empresário e franqueado de uma pizzaria famosa. A empresa não perdeu tempo se falou sobre o assunto:
“Nota de esclarecimento: A Domino’s Pizza Brasil repudia toda forma de violência e esclarece que atitudes individuais de seus franqueados não refletem o posicionamento da marca, por isso, apura o caso com toda seriedade. A companhia se solidariza com Gilberto Gil e sua esposa pelo constrangimento que sofreram no Catar”, publicou a empresa em seu perfil oficial no Twitter.
Usuários do microblog afirmaram esperar uma resolução do caso por parte da companhia: “Qual será a punição? Continuar com um criminoso que não respeita o estatuto dos idosos? Queremos justiça!”, afirmou um. “Muito, muito, muito pouco mesmo. Já apaguei essa pizzaria dos meus contatos. Triste. Respeito ao Gil não se faz com notinha de repúdio”, reclamou outra. “Deviam, no mínimo, cancelar a franquia do meliante…. O risco pra imagem da marca é muito maior que qualquer eventual multa contratual”, analisou um terceiro.
De acordo com a revista ‘Veja’, o nome do empresário é Ranier Lemache. Ele assumiu, através de nota, que falou o nome do presidente derrotado nas eleições e ter ironizado o cantor, mas nega ter sido ele a proferir os palavrões contra Gil e Flora. Em seu comunicado, ele ainda afirma se solidarizar com o cantor:
“Gostaria de me solidarizar com o Sr. Gilberto Gil e sua família em virtude da ofensa que a ele fora proferida, uma vez que eu também não gostaria de ouvi-la. No entanto, estão veiculando a minha imagem essa ofensa o que não é verdade. Basta ver o vídeo que foi publicado e espalhado nas redes sociais para ter certeza que a ofensa não foi dita por mim”, iniciou.
Em seguida, ele revela quais foram suas falas ao hostilizar Gil e sua esposa: “Decerto não era o momento, tampouco o local adequado, mas, as duas únicas frases ditas por mim foram: “Vamos Bolsonaro!!! e ‘Você ajudou o Brasil pra car*lho’ (essa última em evidente tom de ironia, haja haja vista a divergência política que, com todo respeito, não configura nenhuma ofensa)”.
E ele, então, coloca a culpa do xingamento em outro torcedor: “Em virtude da polarização política existente hoje no Brasil, uma outra pessoa que estava atrás de mim extrapolou e desferiu um xingamento ao Sr. Gilberto Gil. Entretanto, repita-se, Não foi eu!!!”, declarou.
Por fim, o empresário volta a afirmar que não xingou Gil: “Inobstante a minha divergência aos ideais políticos do Sr. Gilberto Gil, reitero o mais absoluto respeito que tenho ao nobre artista, porém, deixo claro novamente que a ofensa/xingamento não foi por mim proferido”.
Juliette e João Vicente de Castro se pronunciam sobre os ataques a Gil e Flora
Os ataques sofridos por Gilberto Gil e sua esposa, Flora, no Catar ganhou destaque nas redes sociais e apoio de diversos internautas, famosos e anônimos. Campeã do ‘BBB21’, Juliette se pronunciou em defesa do cantor, que foi hostilizado por torcedores brasileiros no estádio Lusail. O caso aconteceu na última quinta-feira (24), dia da estreia da Seleção Brasileira na disputa mundial.
Sensibilizada com os ataques, Juliette enviou uma mensagem para Gil e Flora: “Meu abraço a Gilberto Gil e Flora. Vocês são acolhimento e amor. Não podemos tolerar qualquer tipo de violência, com quem quer se seja. Educação e respeito são o mínimo para uma sociedade melhor”, afirmou a cantora em seu Twitter.
O ator João Vicente de Castro compartilhou o vídeo e desabafou: “Cada vez mais acho que temos que tentar encontrar pontos de contato. Diminuir a distância ideológica que existe entre nós. Trabalho isso diariamente tentando respeitar e tentar entender todo mundo, conversar, me deixar afetar por outras ideias, tentar entender o ponto de vista do brasileiro que pensa diferente de mim. Afinal, só há um Brasil e a gente vai ter que lidar com diferenças”, começou ele.
João Vicente, então, segue: “Eu acredito em pessoas ruins, acho que elas existem, não acho que o ser humano, em sua maioria, seja bondoso, acho que tem muita alma podre no mundo. Hoje me deparei com esse vídeo, nele, flora e Gil são agredidos violentamente por um covarde valentão, um homem que afirma sua violência ameaçando um homem de 80 anos e sua companheira, um casal que faz parte da nossa cultura, gente educada e honesta, mas mesmo se não fossem essas duas pessoas. Se fosse seu pai, sua mãe, você, fosse qualquer um. Até onde vai essa violência?”, questiona.
No fim, o ator pede para que identifiquem os agressores: “Esse homem tem que ser identificado e responder pelo que fez, não pode ser assim, não podemos permitir que a humanidade seja facultativa civilidade é o que nos faz humanos. Isso não é liberdade de expressão, entes que alguém a evoque, isso é violência na sua forma mais pura. Toda minha solidariedade a Flora e Gil. Se você sabe quem são os agressores, mande DM. Compartilhe e vamos achar esse sujeito”.
Os seguidores do cantor se indignaram com as agressões: “Fiquei complementarmente estarrecida com esse vídeo!”, disse uma. “Que absurdo é esse, minha gente, o que é isso, o que essa política fez com a humanidade das pessoas!!!!”, questionou outra. “Canalhas! Nenhum respeito a um idoso e que deixa um legado para a cultura brasileira!”, detonou um terceiro.
Filha do cantor, Preta Gil publicou uma crítica ao comportamento dos torcedores: “O que aconteceu com meu pai e Flora no dia do jogo do Brasil no Catar, onde foram agredidos verbalmente por um bolsonarista violento é assustador”, começou a cantora, em um post com apenas um texto.
E ela continua: “Eu e meu pai pensamos parecido a respeito de conviver com o diferente, estamos acostumados, e mais que isso, tentamos de forma muito civilizada essa convivência sem nos sentirmos ameaçados e tão pouco sem ameaçar!!! Por muitas vezes ocupamos os mesmos espaços que eles. Eu, meu pai ou Flora jamais, em situação nenhuma, iríamos atacar ou xingar um bolsonarista gratuitamente”.
Para encerrar, ela pede: “Eu realmente acho que nem todo eleitor do Bolsonaro seja a escória da humanidade, mas esse infelizmente é, e o que ele fez com meu pai foi tão agressivo, tão nojento, tão violento que devemos sim nos revoltar!!! O bolsonarismo mata e fere, isso tem que acabar!”.
Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, é possível ouvir dois homens provocando Gil e Flora. Os dois gritam o nome do candidato derrotado nas últimas eleições, citam a Lei Rouanet e ainda xingam o cantor. Quando o casal para para dar passagens aos dois homens, eles continuam: “Vem gente. Pode passar, você ajudou o Brasil pra c*ralho, vamos lá, pô. Obrigado, filho da p*ta”, disse um deles.
Em seu Instagram, Gilberto Gil também comentou os ataques e as mensagens de solidariedade: “Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio”, escreveu ele na legenda.
A companhia se solidariza com Gilberto Gil e sua esposa pelo constrangimento que sofreram no Catar.
— Domino's Brasil (@dominosbrasil) November 27, 2022