Acreanos estudam em média 9 anos, diz pesquisa do IBGE

Para obter a média completa de estudos de uma população, é preciso relacionar a faixa etária e o espaço geográfico, ambos permitem verificar os níveis de educação de cada território dos estados na qual, é feito através do parâmetro do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35% da população acreana entre 15 e 29 anos estão sem estudar, além disso, a média percorrida dos que estudam é de até 9 anos. Um dos motivos para fortalecer o impacto negativo foi no período de pandemia onde muitos deixaram de estudar para procurar vaga no mercado de trabalho.

De acordo com os dados do IBGE, a média do Brasil em 2016 era de 8,9 e aumentou para 9,8 anos de estudo em 2018 entre indivíduos de 15 anos ou mais. Dos 27 estados incluídos na pesquisa 14 deles estão abaixo da média brasileira estabelecida, dentre eles PE, PB, TO, PA, RO e AC. As maiores médias nacionais estão entre São Paulo e Rio de Janeiro, ambas com 10, 8 anos.

Pessoas brancas registram 10,3 anos, mas, em relação a pessoas pretas e pardas, o número cai para 8,4. Fato que demonstra que a oportunidade de estudo ainda é distinta em pleno 2022.

PUBLICIDADE