Ao longo do ano de 2022, os 230 bairros que compõem a cidade de Rio Branco, se não foram totalmente higienizados, passaram por algum tipo de limpeza. Foram milhares de toneladas de lixo e outros tipos de entulhos retiradas das ruas através de ações permanentes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).
Os números foram apresentados durante uma reunião de prestação de contas da SMCCI para pelo menos 50 presidentes de associações de moradores desses bairros, na sexta-feira (16), no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Além dos líderes comunitários, estiveram no evento o titular da SMCCI, Joabe Lira, e o prefeito Tião Bocalom, Lira disse que a prestação de contas diretamente aos presidentes de associações de moradores é uma forma de dar transparência ao trabalho desenvolvido. “Fizemos a limpeza de todos os bairros, de todas as praças e parques. Nós apresentamos o que tem sido feito e o que vamos fazer. Essa é uma parceria muito importante porque só quem ganha com isso é a comunidade, principalmente os que mais precisam”, afirmou o secretário.
De acordo com o secretário, até em outubro deste ano, todos os 230 bairros de Rio Branco já haviam recebido limpeza completa, iniciando após isso o segundo ciclo de limpeza. O resultado disso, segundo Joabe Lira, foi a constatação de diminuição na cidade dos casos de dengue e de leptospirose, doenças transmitidas, respectivamente, pela infestação do mosquito Aedes aegypti, e pela urina de ratos, vetores que se aproveitam do lixo para se proliferarem.
Além do recolhimento do lixo e de entulhos, a SMCCI também cuidou de parques de de passarelas de acesso aos bairros. Foram construídos mais de 75 parquinhos e mais de 40 passarelas. “Também tivemos acesso à nova frota de caminhões de lixo e com isso conseguimos fazer também a limpeza dos córregos, praças e vias estruturantes”, disse Joabe Lira. “Também avançamos na iluminação pública com mais de 6 mil pontos com luz de led”, acrescentou.
A prestação de contas foi bem recebida pelos presidentes de associações de moradores, conforme alguns se manifestaram. “Pela primeira vez a gente vê um evento como esse, a gente vê os aplausos de positividade diante daquilo que realmente foi feito”, disse, por exemplo, Armando dos Santos, presidente da associação do bairro Jardim Panorama. Segundo ele, o problema vivenciado pelos moradores em relação a coleta de lixo foi completamente solucionado em Rio Branco. “Era um lixeiro só em todo o bairro e a coleta era através de girais, e eles não acomodavam todo o lixo. Mas esse tormento acabou, e nós passamos a ter mais saúde e dignidade. Pela primeira vez a gente vê um evento como esse, a gente vê os aplausos de positividade diante daquilo que realmente foi feito”, elogiou Armando.
“Nunca tinha sido feita uma limpeza completa. O prefeito nos homenageou e reconheceu nosso papel na comunidade”, disse a presidente da Associação do Residencial Eldorado, Zélia Costa. “Nós estávamos praticamente abandonados pelo poder público. Nunca tinha sido feita, e dessa vez foi uma limpeza completa. E nós só temos a agradecer ao prefeito Tião Bocalom que nos convidou para nos homenagear e reconhecer o papel do líder comunitário na comunidade”, afirmou.
O prefeito também manifestou sua satisfação com o trabalho realizado. “Estou feliz porque vi que eles estão felizes! E vamos continuar assim, ainda temos dois anos pela frente”, disse Bocalom. “Que alegria poder vir para uma reunião como essa com presidentes de bairro acompanhando o resultado do trabalho feito nesses dois anos. A cidade ficou mais limpa. Nunca uma gestão havia feito limpeza de 100% da cidade como aconteceu agora. Estou feliz porque vi que eles estão felizes! E vamos continuar assim, temos mais dois anos pela frente, e vamos fazer de Rio Branco a cidade mais limpa da região Norte”, afirmou..