Após as polêmicas envolvendo o recurso gasto pelo Governo do Acre para construção da tradicional casinha do Papai Noel na praça do Palácio Rio Branco, o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, divulgou uma nota pública esclarecendo como a obra vem sendo executada.
Danadoni afirma que o projeto vem sendo executado “no mais absoluto rigor que exige o uso de verbas públicas”.
“O local, que será inaugurado nos próximos dias e receberá diariamente centenas de visitantes, principalmente crianças, tem um espaço de 84 metros quadrados, totalmente climatizado e com os cômodos ambientados no cenário do Polo Norte, como estabelece a tradição”, diz um trecho da nota.
O secretário também pontuou que as crianças que forem ao local terão direito, de forma gratuita, a fotos profissionais tiradas no local por um fotógrafo contratado pelo Governo.
“Ali os visitantes terão oportunidade de ouvir histórias, interagir e tirar fotos com os personagens. Fotos profissionais que serão entregues gratuitamente às crianças, uma vez que os gastos serão custeados pelo Estado”, destaca.
“Oportunamente, vale destacar que nos custos para construção da casa incluem-se toda a instalação elétrica, a inserção de assoalho, aplicação de massa corrida e pintura, forro, trama de madeira para telhado, telhamento, além de locação de móveis, montagem e desmontagem de ornamentação natalina, climatização, ambientação e decoração da casa, contratação do Papai Noel e seus assistentes, sistemas de segurança, entre outros”, continua.
O governo acrescenta que “questionamentos semelhantes foram feitos em 2021, razão pela qual o Governo do Acre encaminhou todas as planilhas ao Tribunal de Contas do Estado que, por sua vez, autorizou o investimento que visa valorizar a decoração natalina da capital, conforme planilha detalhada de custos (referente à execução do mesmo objeto no natal de 2021)”.