O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, apresentou remotamente no Fórum Global Understanding Risk, o projeto de moradia popular “1.001 Dignidades”.
Por sugestão do secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, o modelo deve servir de referência para o restante do país. Um protagonismo raramente antes visto em se tratando de Rio Branco.
Bocalom falou sobre os abrigos humanizados, construídos pela prefeitura, com o envolvimento de todos os setores da administração, aos desabrigados pela enchente que castigou Rio Branco no início de 2021. E aproveitou para apresentar, também, o “1.001 Dignidades”, projeto que é a menina de seus olhos e que visa construir mil e uma moradias populares para famílias que residem em áreas de risco, alagadiças ou sob esgoto à céu aberto. Contemplando, desta forma, aproximadamente 4.000 pessoas.
Bocalom tem levado o projeto apresentado em todos os lugares que tem a oportunidade de frequentar. Se tudo sair nos conformes, e eu torço para que sim, entrará para a história.
Bagunça
Se o MDB continuar nessa verdadeira bagunça, são poucas as chances de um ressurgimento nas próximas eleições. O partido já se distancia da possibilidade de abrigar Marcus Alexandre, dizem cardeais petistas.
103 milhões de reais
É o investimento do Governo Federal em Casas da Mulher Brasileira. Execução orçamentária recorde de 98,6%. O Acre ganha três, graças à luta da senadora Mailza (PP-AC).
“Já foi”
É a frase usada por Tchê para se referir a Bolsonaro. Essa e outras declarações foram dadas ao Papo Informal, do meu competente amigo Luciano Tavares. Chegou a dizer, também, que Binho Marques foi o melhor dos últimos governadores, o que concordo plenamente.
12 de dezembro
É a data provável do anúncio do novo secretariado de Gladson. Coincide com a data da diplomação da chapa presidencial eleita.
E também…
A possível data que será encaminhada à Aleac a nova reforma administrativa. Passa a valer, se aprovada, dia primeiro de janeiro.
Raimundo Neném
É o nome do próximo presidente da Câmara de Rio Branco. Prego batido e ponta virada. Se organizou, foi consistente, ao contrário da outra chapa, e levou a melhor.
59,5%
É o percentual de aumento do desmatamento durante o Governo Bolsonaro. Os dados já circulam na imprensa nacional.
Casa nova
Nesta sexta-feira (2), servidores da Sepa, Emater e Cageacre inauguram a casa nova, após uma grande reforma. O agro termina o ano bem no estado, com perspectivas grandes para o próximo ano. Um dos maiores acertos de Gladson nesse quesito foi reconduzir Edivan Azevedo à Sepa novamente.
Bate-rebate
– Estava conversando com amigos da política, quando ouvi: “Ton, não vai divulgar isso na coluna” (…)
– (…) Aqui, eu não falo nem 10% do que sei!
– Se eu falasse, muita gente estaria diferente…
– O grupo de Socorro Neri não tem com o que se preocupar sobre uma informação de que Minoru seria cotado para a SEE (…)
– (…) Aberson fez um bom trabalho, sua madrinha virou deputada federal, entrou de cabeça na campanha do governador (…)
– (…) Que motivos têm para se preocupar?
– Agora, no que diz respeito à outras pastas, um cuidado que o governador deve ter é o de fazer trocas das quais não se arrependa depois.
– Muita gente se articulando, alguns muito bem, para estar na tal lista do dia 12 (…)
– (…) O prazo está bem aí!
– O que tem nessa lista só o 01 sabe. Não adianta me perguntar. O máximo que posso ter é alguma pista.