A partir do próximo biênio, a Câmara de Rio Branco terá nova mesa diretora. À frente dos trabalhos, o vereador Raimundo Neném. Eleito sob uma quente disputa, o vereador conversou com o Blog para falar sobre a forma como pretende nortear os próximos trabalhos.
“Estamos felizes com esse novo momento. Por enquanto, não sentamos ainda [a nova composição]. Esperaremos finalizar os trabalhos da Casa. Finalizando esses trabalhos, sentaremos com nossos pares e definiremos os trabalhos”, afirma. Os trabalhos da Câmara encerram-se justamente nesta quinta-feira (15).
Para Neném, até a próxima semana, ali pelas bandas do dia 19, existirá maior definição sobre os próximos rumos da Câmara. Mas garante desde já: quer imprimir à Casa do Povo uma imagem mais arrojada e lutar por melhorias.
“Um dos gargalos é a construção da nova sede. Queremos fazer algo diferente, novo, que venha trazer conforto para os vereadores, funcionários desta Casa e, claro, aos moradores de Rio Branco, afinal, essa é a Casa do Povo”.
Petecão e Ney
Neném creditou o senador Petecão e ao ex-deputado Ney Amorim como dois importantes agentes nessa composição, para que a chapa saísse vitoriosa. Petecão trouxe Lene Petecão para compor como vice-presidente e Ney, o vereador Arnaldo Barros.
Relação amigável
Afastando qualquer boato desses que são espalhados em sites e mídias, Neném garante: a relação com o prefeito Tião Bocalom é amigável. E, apesar de a chapa concorrente possuir forte presença de membros ligados ao PP e à prefeitura, afirma categoricamente: Bocalom não interferiu na composição e deixou o legislativo livre para se organizar da melhor forma.
Respeitado
É com essa energia de independência, de valorização, que o vereador quer conduzir os próximos trabalhos, tese essa reforçada pela última fala da nossa conversa: “Queremos um Legislativo respeitado”.
Jesus e a PEC
“Ficou definido que teremos sessão até a próxima terça-feira para discussão e votação da PEC. Precisamos esperar o texto que será apresentado para ser votado e então vamos nos posicionar”. Do deputado federal Jesus Sérgio (PDT-AC) ao Blog.
Jamyl Asfury
É o nome do novo presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Acre (Sinpofac). Eleito por unanimidade, quer pensar em melhorar as estruturas do Sindicato e fazer um trabalho de aproximação com as demais entidades representativas ligadas à segurança pública do Acre. “Entendo que a união das forças policiais têm muito a somar na qualidade nos serviços de Segurança”. Nome extremamente qualificado.
Aprovadas
Em um verdadeira força-tarefa, a Aleac encerrou os trabalhos aprovando a LOA e a nova reforma administrativa de Gladson. A reforma, aprovada por unanimidade, dividiu opiniões internamente. As maiores pulgas atrás da orelha dos deputados foram: extinção do Turismo como secretaria e a a perda em 94% do orçamento do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).
Mulheres
Gladson também não conseguiu criar uma secretaria para cuidar das mulheres. Criou um cargo adjunto na Seasdhm, que receberá nova nomenclatura a partir do próximo ano. Na LOA, os deputados pediram reajuste para destinar R$ 1,5 milhão para políticas públicas para mulheres, especialmente para o combate ao feminicídio. Ponto para a Aleac.
12
É o número de deputados que se despediram da Aleac. “Aqui ninguém é melhor que ninguém e essa é a importância do Poder Legislativo. Fico muito honrado em ter feito parte dessa Casa e me emociono por isso, pois dei o que eu tinha de melhor”. Trecho da última fala de Daniel Zen, um deputado atuante, que fez oposição inteligente e qualificada, e que espero que tenha mais oportunidades de representar o povo em cargos públicos.
Gladson e Bocalom
Mais uma vez, Gladson e Bocalom se uniram. Desta vez, para acender as luzes do Palácio Rio Branco. A população tem comemorado essa união, pois sabe que isso gera frutos. “Olha ali, Bocalom!”, disse um pomposo Gladson apontando para alguns artistas caracterizados, que faziam a alegria da criançada.
Veio pra ficar
Ao ContilNet durante o acender das luzes, o prefeito Bocalom disse estar feliz com essa proximidade e, que se depender dele, essa parceria Prefeitura/Governo “veio pra ficar”. Que assim seja.
Bate-rebate
– Com o desequilíbrio ecológico causado pelas queimadas, viria por aí uma enchente diferente de tudo que já vimos nesses últimos anos? (…)
– (…) Espero que não.
– Durante a discussão da nova LOA, os deputados incluíram R$ 500 mil para cooperativas (…)
– (…) Boa notícia!
– O Acre foi destaque no UOL por conta dos atos considerados antidemocráticos praticados por bolsonaristas.
– Mais um concurso anunciado para o próximo ano: Polícia Militar do Acre (…)
– (…) O anúncio foi feito no Govcast, o ótimo podcast do Governo do Acre realizado pela equipe da Secom.
– Expulsar uma prefeita com alta popularidade como Fernanda Hassem é assinar uma carta de óbito regional (…)
– (…) Foi o que o PT fez em Brasiléia.
– O deputado Cajado, presidente nacional do PP, se ausentou das importantes discussões na Câmara para estar com os colegas de partido no Acre (…)
– (…) Grande prestígio!