18 de abril de 2024

Blog do Ton: Os planos de Marcio Bittar — e alguns dos seus movimentos

Com as mudanças nas configurações trazidas pelas últimas eleições, a corrida agora é por quem se sobressai no próximo ciclo. Ciclo este que, aliás, pode definir o resultado das urnas nas próximas eleições. Das informações que chegam de Brasília, chamam atenção a movimentação de um gabinete em especial: o do senador Marcio Bittar (UB-AC).

Dos encontros que vieram à tona, destacou conversas com o ex-ministro e senador eleito Rogério Marinho. Depois, registrou conversas com o ministro Paulo Guedes. Encontrou-se com o presidente Jair Bolsonaro e a imprensa destacou sua fala: Bittar quer ver Bolsonaro liderando a oposição. Mas é claro que encontros como estes não servem apenas para dispensar felicitações e dizer o que já se sabe. Afinal, o que quer Marcio Bittar? Quais os seus planos?

A resposta pode estar em uma de suas últimas reuniões, que reuniu o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre, senador eleito Efraim Filho e uma surpresa: Alan Rick — todos do União Brasil. Bittar registrou o momento afirmando que esse foi um dia de encontrar “os parceiros que a política trouxe”.

Na pauta? A mesa diretora do Senado. O que não seria uma surpresa vindo de Bittar. É um político que se recusa a figurar pelos baixos escalões — e frequentemente tem feitos vindos à tona, com participações em grandes composições como a Mesa da Câmara e a relatoria do Orçamento enquanto senador. O que será que vem por aí?

Oposição

Um insider de Brasília aponta, também, um segundo caminho para Bittar: ser um dos protagonistas da oposição ao governo Lula. “É possível”, afirma sobre a possibilidade. Que, aliás, é discutida em salas onde nós, os reles mortais, não temos acesso.

Matou no peito

Vivendo um momento delicado na gestão da Saúde, e que era reflexo de tantos fatores, Paula Mariano matou no peito essa bola e nada deixou respingar na imagem de Gladson, que foi reeleito com louvor. É preciso muita coragem para fazer isso. Humana que é, imagino a secretária tendo que lidar com esse momento — que tão negativo foi. Paula entregou bons resultados, se isso foi abraçado e divulgado pela imprensa é outra história.

Balbúrdia

Emerson Jarude tem em seu colo o comando, no âmbito municipal, de um dos partidos mais bagunçados do Acre. O MDB é uma grande balbúrdia. No próximo ano, discutem o comando estadual da legenda. É esperar para ver se o partido vai ser conduzido como deve ser ou vai funcionar na base do loteamento.

Ninguém sabia

O prêmio que ninguém sabia homenageou pessoas que ninguém conhece. A cerimônia de homenagem da Câmara de Rio Branco foi duramente criticada nos grupos privados e redes sociais. Talvez tenha sido uma falha na divulgação. A intenção é boa.

Não quer

Em entrevista ao Papo Informal, Gladson disse que sua futura vice-governadora, Mailza Assis, estará ao seu lado, não apenas conduzindo os trabalhos sociais — que, por sinal, são sua marca. “Ela pode até ser secretária se quiser. Mas ela já me disse que não quer”.

De igual para igual

Assessores próximos garantem que Gladson, em reuniões internas, pede que todos tratem Mailza como uma vice-governadora, de fato e de direito. É de igual para igual.

Já é realidade

Em entrevista à imprensa local, o diretor da Sepa Raimundo Lima disse que o agro já é responsável por 15% do PIB acreano. O agro já é uma realidade.

União

Durante o acender das luzes da capital acreana, Gladson Cameli falou em união. Isso é bom. Quem ganha é o povo. Enquanto isso, alguns ligados ao Palácio continuam criando rivalidade — o que não é bom para ninguém e todos nós sabemos disso.

Casa Civil

“Fará gestão, não articulação política”. Comentário de Rui Costa, futuro ministro de Lula. No Acre, não deve ser diferente. Gladson já mandou avisar: quem coordena a articulação política é Alysson Bestene, da Segov.

Na alma

“Estou há 40 dias calado. Dói na alma”. Do presidente Jair Bolsonaro (PL) a apoiadores no Palácio da Alvorada. Assessores próximos garantem que o presidente ainda digere a derrota. Ele é o primeiro presidente da história que não emplaca uma reeleição.

Desgastou

Certamente ninguém resume a trajetória de Marina Silva a um fato isolado, mas membros da Alvorada garantem que o burburinho envolvendo seu nome e Izabella, outra favorita para o Meio Ambiente, desgastou ambos os nomes dentro do grupo.

Bate-rebate

– Nos últimos dias, uma série de pessoas especiais fizeram aniversário (…)

– (…) Secretária Paula Mariano, senadora Mailza Assis e o fotógrafo Marcos Vicentti (…)

– (…) Todos agentes públicos emprestando seus talentos para o bem estar do povo. Parabéns.

– Tem gente com pouca bala e já gastando, visando as eleições de 2024 (…)

– (…) Em quem se confiam?

– Jads e Jadson é a atração do Réveillon da Família, anunciado pelo Governo do Acre (…)

– (…) Prevejo pessoas falando dos valores financeiros (…)

– (…) Aliás, quando Gladson foi questionado sobre os preços das ornamentações de Natal, não trocou de assunto (…)

– (…) “Tu já viu o preço do quilo da farinha?”, ilustrou para dizer que está tudo caro.

– Depois de um ano conturbado, ver governo e prefeitura dando um fim de ano feliz às pessoas não deixa de ser um motivo de se alegrar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost