18 de abril de 2024

Blog do Ton: PEC da Transição chega à Câmara nesta quinta — como vota a bancada acreana?

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) proposta pela equipe de transição governamental, apelidada de PEC da Transição, chega à Câmara nesta quinta-feira (15). No Senado, a proposta obteve 100% de aprovação dos senadores acreanos.

Na Câmara, o Acre possui oito parlamentares. Perguntei a cada um ou a assessores como estão definidos os votos — e se estão. O primeiro a declarar foi Flaviano Melo (MDB): “Voto a favor”. A assessoria de comunicação do deputado federal Alan Rick, eleito senador nas eleições de 2022, afirmou logo em seguida que o parlamentar ainda define seu voto.

Perpétua Almeida é a favor; informação confirmada pela assessoria. Leo de Brito não foi localizado, mas colegas de partido garantem que o voto não seria outro: vota sim. Não responderam até o fechamento desta edição: Vanda Milani (pela proximidade com Petecão, pode votar igual); Jesus Sérgio, uma incógnita; Jessica Sales (membros do partido afirmam que a parlamentar pode votar igual Flaviano); e Mara Rocha, a maior das incógnitas. O espaço segue aberto.

Aliança por Brasiléia

É o nome da chapa vencedora na Câmara, para ser a próxima mesa diretora. É encabeçada por Marcos Tiburcio e Arlete Amaral. Nos bastidores, comenta-se que a ação de Tadeu Hassem, irmão da prefeita Fernanda e deputado estadual eleito, colaborou para o bom resultado.

Cadê o Rogério?

No Alto Acre, o que movimentou os bastidores foi o ‘sumiço’ do vereador Rogério Pontes (PROS). Sua presença na chapa perdedora era dada como certa. Parou de atender ligações, deu chá de sumiço e apareceu votando na chapa governista. A política tem dessas.

No Quinari…

Quem vence a disputa é a chapa encabeçada pelo vereador Sandrão, do PP. Sandrão foi visto, nos últimos dias, conversas com a prefeita Rosana Gomes e eventos com o vice-prefeito Ney Rabelo, o patrono dos eventos particulares de seu grupo político.

Assis Brasil

Com eleição considerada tranquila, a Câmara de Assis Brasil também elegeu sua mesa diretora. Ficou da seguinte forma: presidente – vereador Wendel Marques (PSDB); vice-presidente – vereadora Gilda (PSD); 1ª secretária – vereadora Ana Claudia (PSD); e 2º secretário, meu querido amigo vereador Wermyson Martins (PSDB).

Feminicídio

A Comissão Externa de Combate à Violência Doméstica contra Mulher da Câmara dos Deputados tem em seu colo um parecer sobre casos de feminicídio no país. O Acre está na lista de estados com os maiores indicadores. Relatoria de Tabata Amaral (PSB-SP).

Do panetone ao milzinho

A gratificação natalina aos servidores efetivos de Rio Branco, anunciada pelo prefeito Tião Bocalom, virou meme nas redes sociais. Meme positivo. Isso porque, enquanto em outras administrações o servidor era agraciado com um belo panetone – o que não estou criticando – Bocalom ofereceu uma bela quantia no bolso. Foi do panetone ao milzinho, disseram alguns comentários nas redes.

Não é de hoje

Como prefeito de Acrelândia, Bocalom foi o primeiro prefeito a dar abono salarial aos profissionais da educação com recursos do Fundeb, fato que se repetiu no último ano como prefeito de Rio Branco; ofereceu aos rio-branquenses o maior reajuste de todos os tempos; além da gratificação natalina aos servidores efetivos e proposta de aumento para os comissionados. Não é de hoje, portanto, que o prefeito pensa nos servidores.

Diversos crimes

Bolsonaristas que bloqueavam BR-364 são conduzidos pela PRF por diversos crimes. Esses protestos já deram o que tinha que dar. Ou seja: em nada.

Zero

É o número de bloqueios na BR-364, de acordo com a PRF em dado divulgado na tarde de terça-feira (13). Que assim continue.

Alan Rick

As contas do deputado federal e senador eleito Alan Rick (União-AC) estão devidamente aprovadas. Não há nada que impeça Alan de assumir seu mandato no Senado e também não há nada que manche sua imagem. O que houve mesmo foi só muito barulho, por parte de alguns grupos, a troco de nada.

Bate-rebate

– 18 mil é o número de empregos que o Deracre gera com obras por todo o Acre (…)

– (…) Além de mudar a vida da população, a autarquia ainda gera emprego e renda (..)

– (…) Tem coisa melhor?

– Pedra já cantada aqui, Gladson abençoou a composição da nova mesa diretora, pensada por Nicolau Júnior (…)

– (…) É prego batido e ponta virada.

– Com a diplomação da chapa Lula-Alckmin, os protestos de bolsonaristas ficaram um pouquinho mais inflamados em Brasília.

– Depois que falei aqui na coluna sobre o encontro de Tadeu Hassem e Arlete Amaral, levantando a bola de uma possível costura para 2024, recebi uma infinidade de mensagens de curiosos querendo saber o teor das conversas (…)

– (…) Perguntem a eles, oras!

– O terceiro setor sofreu, na terça (13), dois baques: o fechamento da grande rede de supermercados Pague Pouco e um pub localizado em região privilegiada da capital (…)

– (…) Com isso, diminuem-se os empregos, a concorrência e o Acre continua sendo um dos estados mais caros para se viver bem.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost