Com 300 câmeras de segurança espalhadas pela capital, Rio Branco tem feito investimentos para se tornar uma cidade mais segura. Para ver de perto como funciona o novo sistema, o prefeito Tião Bocalom (PP) visitou na última quinta (15) algumas áreas que já contam com o sistema de videomonitoramento em Rio Branco.
Segundo Bocalom, os equipamentos podem ser considerados o início de uma grande modernização da Segurança Pública na capital acreana. “Rio Branco está saindo na frente. Estamos fazendo um investimento de quase R$ 4 milhões de recursos próprios”, disse.
De acordo com o chefe do Gabinete Militar Municipal, o coronel Ezequiel Bino, neste primeiro momento são 300 câmeras espalhadas na capital, em locais estratégicos no centro da cidade e em locais de grande circulação, como Horto Florestal, Mercado Velho e Parque da Maternidade. Mas a intenção é estender o monitoramento para toda a cidade.
Já o diretor de Tecnologia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Manoel de Jesus, explicou quais os locais que são monitorados. “Monitoramos toda a rede da prefeitura, postos, unidades escolares, Cras, Creas, prédios administrativo, em média, dá um quantitativo de 350 locais.” Alguns dos equipamentos instalados fazem captação de placas de veículos e reconhecimento facial.
Mesmo recente, a tecnologia já vem dando resultado. O responsável pela administração do Mercado Velho, Jean Carlos, disse que após a instalação das câmeras, o número de furtos diminuiu. “Aqui aconteciam vários furtos diariamente. Todos aqui ficaram felizes com a instalação dessas câmeras”, disse.
*Com informações da Prefeitura de Rio Branco