Comparar grandes figuras do futebol pode ser injusto, já que os contextos em que os jogadores estão envolvidos nunca são os mesmos.
Essa situação se aprofunda ainda mais quando se trata de estrelas que jogaram em épocas completamente distintas: o ritmo de jogo mudou, algumas regras já não são mais as mesmas, o mercado de jogadores ultrapassou fronteiras e a tecnologia está cada vez mais introduzida no esporte –desde os jogos em si até os treinamentos.
Por esse motivo, uma comparação entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo já é difícil de ser feita. Adicionar Pelé ao páreo deixa a tarefa ainda mais difícil.
Entretanto, é possível rever as principais estatísticas de cada um e comparar indicadores como jogos disputados, gols marcados e títulos conquistados. Com esses números em mãos, cada torcedor irá escolher seu favorito.
Pelé:
- Partidas pela Seleção Brasileira: 92
- Gols marcados pela Seleção: 77
- Jogos por clubes (Santos e New York Cosmos): 1.223
- Gols marcados por clubes: 1.155
- Títulos: 14 (três Copas do Mundo e 11 conquistas pelos clubes)
Messi (dados atualizados em 23 de dezembro):
- Partidas pela seleção da Argentina: 172
- Gols marcados pela seleção argentina: 98
- Jogos por clubes (Barcelona e Paris Saint-Germain): 831
- Gols marcados por clubes: 695
- Títulos: 41 (uma Copa do Mundo, uma Copa América, uma medalha de ouro olímpica, uma Finalíssima e 37 troféus por clubes), além de ter sido recebido a Bola de Ouro em sete oportunidades
Cristiano Ronaldo (dados atualizados em dezembro):
- Partidas pela seleção de Portugal: 196
- Gols marcados pela seleção portuguesa: 118
- Jogos por clubes (Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus): 949
- Gols marcados por clubes: 701
- Títulos: 34 (uma Eurocopa, uma Liga das Nações da Uefa e 32 troféus por clubes), além de ter sido Bola de Ouro por cinco vezes