Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso INSS: como calcular a nota de corte? veja todos os detalhes

Por DIREÇÃO CONCURSOS

Foto: Max Leone

O edital do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) segue em andamento e a expectativa agora é para divulgação dos resultados.

As provas objetivas foram aplicadas no último dia 27 de novembro e foram registrados mais de um milhão de inscritos no certame. Veja aqui!

Mas você sabe como calcular a nota de corte para ser aprovado na seleção? Confira, em detalhes, nesta matéria:

Nota de corte concurso INSS

A nota de corte do concurso INSS só será divulgada após divulgação do resultado do certame e como se trata de uma seleção regionalizada, cada Gerência Executiva terá um valor.

O que é nota de corte?

Em primeiro lugar, nota de corte é o nome que se dá à nota mínima que o candidato precisa ter para ser classificado no certame.

De forma geral, é a pontuação do último aprovado. Caso não alcance a nota, é possível que possa ser classificado, mas não estará dentro do quantitativo de vagas imediatas oferecidas.

Vale destacar que a nota de corte não está especificada em edital, já que sofre variações de acordo com cada certame realizado, mas serve de indicativo para os próximos concursos.

Nota de corte concurso INSS 2016

A nível de comparação, as notas de corte do último concurso INSS, realizado no ano de 2016, também foram diferentes em cada capital do país.

As provas foram elaboradas com 120 questões, valendo 1,0 ponto cada uma. Ou seja, a pontuação total máxima, seria de 120.

A maior nota de corte foi de 100 pontos, registrada nas seguintes capitais: Fortaleza, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro.

Isso significa dizer que, nessas localidades, os candidatos deveriam acertar mais de 100 itens e errar apenas 20 questões da avaliação.

Confira aqui a nota de corte do último edital INSS em todos os estados!

Quando sai o resultado do concurso INSS?

Como dito acima, a nota de corte só poderá ser calculada após divulgados os resultados do concurso INSS. Mas quando isso vai acontecer?

De acordo com cronograma que consta no edital de abertura, o resultado das provas objetivas será divulgado no dia 22 de dezembro de 2022.

Como foi no último certame, neste edital os candidatos também realizaram provas compostas por 120 questões de Certo ou Errado.

Cada resposta vale 1,0 ponto e em caso de discordância com o gabarito oficial do certame, o candidato perde a pontuação do item errado, conforme o fator correção do Cebraspe, banca do concurso.

É importante lembrar que este prazo será diferente para a Gerência Executiva de Guarulhos (SP), devido a problemas nas aplicações das provas. Veja aqui!

Clique aqui e saiba, em detalhes, como será realizado o cálculo da nota!

Quem será eliminado do concurso INSS?

O edital do concurso INSS já pontuou os itens necessários para evitar a desclassificação no certame. São eles os seguintes:

a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Para não ser desabilitado, o candidato deve obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Edital INSS 2022

O concurso INSS ofertou 3.373 oportunidades (entre imediatas e cadastro reserva) destinadas para o cargo de Técnico do Seguro Social, de nível médio.

O salário inicial do aprovado será de R$ 5.905,79, que é composto pelos seguintes valores:

O certame registrou mais de um milhão de inscritos e os gabaritos preliminares já podem ser consultados página do Cebraspe, banca organizadora responsável pelo certame. Veja aqui!

Os professores do Direção Concursos realizaram a correção extraoficial da prova objetiva e você pode conferir no vídeo abaixo:

[fvplayer src=”http://youtube.com/watch?v=LAbLNzMdWSU”]

Resumo Concurso INSS

Sair da versão mobile