Concurso Policia Penal: certame será retomado após polêmica com TAF

O concurso PPMG (Polícia Penal de Minas Gerais) será retomado! Decisão pela continuidade do certame foi feita pela Procuradoria-Geral de Minas Gerais.

Conforme indicado no documento encaminhado ao Direção Concursos, o procurador do estado, Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior, informou que a justiça estadual deve reformar a decisão agravada para se indeferir o pedido de tutela provisória de urgência, ou para não se exigir um novo Teste de Aptidão Físico (TAF).

O concurso PPMG está suspenso desde o início de novembro de 2022, quando uma decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte concedeu tutela de emergência para uma nova aplicação do TAF.

O pedido de suspensão do concurso foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que foi provocado após notícias de supostas irregularidades.

Diversos relatos informaram que alguns avaliadores eram treinadores particulares de alguns candidatos do concurso, o que poderia indicar privilégios na decisão.

Conforme indicado na imagem abaixo, o procurador entendeu que o concurso PPMG deve ser retomado, prosseguindo, inclusive, aos candidatos que agiram de boa fé. Na decisão, Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior informou que os possíveis beneficiados devem ficar sub judice. Veja:

Concurso PPMG

O concurso PPMG ofertou, ao todo,  2.420 vagas para o cargo de policial penal. A carreira exige o nível médio de formação.

Além das provas objetivas e o TAF, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Exames Médicos: caráter eliminatório
  • Provas de condicionamento físico: caráter eliminatório
  • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada: caráter eliminatório
  • Curso de Formação Técnico-Profissional: caráter eliminatório e classificatório.

O salário inicial do aprovado será de R$ 4.098,45.

PUBLICIDADE