Com a Copa do Mundo em reta final, já pode-se falar em destaques. Mundiais também podem servir como vitrine, afinal, rostos desconhecidos são vistos para todo o planeta e começam a ter maior visibilidade e procura por grandes clubes.
Uum dos melhores jogadores da Copa do Mundo não era tão conhecido do grande público: Gakpo, da Holanda. No Catar, além de ter feito três gols em quatro jogos, ele salvou uma bola em cima da linha nas oitavas de final contra os Estados Unidos.
O atleta do PSV tem números incríveis. São 34 participações em gols na temporada 2022/23. Ele balançou as redes 16 vezes e deu 18 assistências em 29 partidas. Manchester United e Real Madrid estão entre os principais interessados no atleta de 23 anos.
Cody Gakpo (23 anos) entre todos os jogadores da Holanda na Copa do Mundo 2022:
1º em gols (3)
1º em pontaria no chute (100%)
1º em passes decisivos (9)
1º em cruzamentos certos (6)
1º em dribles certos (4)
1º em cortes em cima da linha (1)
1º em Nota Sofascore (7.60)🇳🇱🔥 pic.twitter.com/6Ud1dYMX8U
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 3, 2022
Sensação
Marrocos é a grande sensação da Copa da Fifa. A seleção do norte da África que eliminou a Espanha nas oitavas, passou em 1º lugar no Grupo F e tem a melhor defesa do Mundial, conta com outros bons nomes além dos conhecidos Ziyech, do Chelsea, e Hakimi, do PSG.
Yassine Bounou, vem sendo um dos grandes goleiros da Copa do Mundo. Diante da Espanha, o Marroquino, que joga no Sevilla, defendeu duas vezes durante a disputa de pênalti.
Na temporada passada (2021/22), o jogador de 31 anos sofreu 24 gols em 31 jogos disputados, 0,77 gols por jogo. Assim, se tornou o primeiro marroquino a vencer o Troféu Zamora, prêmio do Campeonato Espanhol ao goleiro menos vazado do torneio, sendo, também, o primeiro goleiro do Sevilla FC levar o troféu.
Destaque do meio de campo da surpresa Marrocos, Sofyan Amrabat, joga na Fiorentina e é um dos alvos de Tottenham e Liverpool para reforçar o setor na sequência da temporada.
Sofyan Amrabat em Marrocos 0(3)-0(0) Espanha:
• Foi o líder do jogo em desarmes (4) e eficiência nos duelos (87%).
• Venceu 100% dos duelos por baixo (7/7).
• Sofreu 3 faltas e não cometeu nenhuma.
• Não foi driblado.
Jogou muito! 🇲🇦💪 pic.twitter.com/z4V5TnZb0e
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 6, 2022
Gonçalo Ramos foi a grata surpresa para os torcedores portugueses. Reserva durante a fase de grupos, o atacante de 21 anos teve a missão de substituir “apenas” Cristiano Ronaldo contra a Suíça. O camisa 26 fez três gols e ainda deu uma assistência na sonora goleada por 6 x 1.
Na temporada 2022/23, o centroavante do Benfica tem 25 jogos, 18 gols e cinco assistências, precisando de apenas 68 minutos para participar de um gol.
Gonçalo Ramos (21 anos) em Portugal 6-1 Suíça:
• Jogador mais jovem a fazer um hat-trick em mata-mata de Copa do Mundo desde Pelé em 1958.
• Português mais jovem a fazer um gol em mata-mata de Copa do Mundo.
• Maior Nota Sofascore (9.8) em Copas desde Howard em 2014.
🇵🇹💎 pic.twitter.com/aXPLImVl3g
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 6, 2022
Para finalizar a lista de jogadores “desconhecidos” que ainda estão na Copa do Mundo e jogando muita bola: Dominik Livakovic e Josko Gvardiol. Os defensores da Cróacia, próxima adversaria do Brasil, estão sendo essenciais para a equipe europeia avançar no torneio.
Aos 27 anos, o goleiro Livakovic, que atua pelo Dínamo de Zagreb, fez história ao defender três pênaltis nas oitavas de final da Copa do Mundo, contra o Japão, se tornando apenas o terceiro jogador ao alcançar este feito na competição. Fenerbahçe e Benfica estão interessado no atleta.
🔎| Curiosidade:
Apenas 3 goleiros defenderam 3 cobranças de pênalti na mesma disputa na história das Copas do Mundo.
🇭🇷 Dominik Livaković (2022 vs JAP)
🇭🇷 Danijel Subašić (2018 vs DIN)
🇵🇹 Ricardo (2006 vs ING)🔐🔐🔐 pic.twitter.com/Y0zQNYhpJe
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 5, 2022
Dono da zaga da Croácia, Josko Gvardiol tem apenas 20 anos e joga no Leipzig, da Alemanha. A ótima Copa do Mundo do defensor tem atraído olhares de todo os grandes clubes, mas, de acordo com a imprensa europeia, Chelsea está na frente das outras equipes. Confira estáticas dele neste Mundial:
🔎 Josko Gvardiol (20 anos!) entre todos da Croácia na Copa do Mundo 2022:
1º em passes verticais (123)
1º em ações defensivas (39)
1º em cortes (26)
1º em interceptações (8)
1º em menos erros defensivos graves (0)
2º em bolas recuperadas (30)
3º em Nota Sofascore (7.30)🇭🇷💎 pic.twitter.com/AiW71DDKtW
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 5, 2022