Ícone do site ContilNet Notícias

FGTS 2023 tem calendário divulgado pela Caixa; confira as datas

Por EDITAL CONCURSOS NO BRASIL

O saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não pode ser feito a qualquer tempo, mas existem algumas situações esporádicas que o permitem. É o caso do saque-aniversário, que seguirá disponível em 2023.

Com o saque-aniversário, o trabalhador pode acessar, uma vez ao ano, uma porcentagem de 5% a 50% do saldo do Fundo de Garantia, além de uma parcela adicional.

Outras opções de retirada são o saque-rescisão, que libera todo o montante acumulado no fundo quando o funcionário é demitido sem justa causa, e o saque extraordinário, que foi um sucesso em 2022. Este último, não está garantido para 2023, no entanto. A confirmação, até o momento, é apenas do saque-aniversário.

Outras modalidades como o saque-rescisão e em casos de doença grave, compra da casa própria e aposentadoria seguem valendo normalmente no próximo ano, desde que o trabalhador cumpra com os requisitos.

Qual o calendário do saque-aniversário 2023?

O calendário de pagamento do saque-aniversário FGTS já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. Isso porque os nascidos em novembro têm direito a fazer um saque nessa modalidade em janeiro.

Os seguintes prazos estão previstos:

Como fazer o saque do FGTS?

Para consultar o valor liberado, é preciso acessar o saldo do fundo no aplicativo do FGTS (Android e iOS). A consulta também pode ser feita pelo site da Caixa e a alteração para a modalidade saque-aniversário também pode ser feita no aplicativo.

Sair da versão mobile