Governo está autorizado a contrair mais um empréstimo de R$ 250 milhões

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou uma série de projetos de lei nesta terça-feira (06). Entre eles, o PL de autoria do Executivo, que pede autorização para que o Governo do Acre possa contrair um empréstimo de até U$ 45 milhões (equivalente a R$ 250 milhões), junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD).

O crédito seria para investimentos de modernização do serviço público do Estado.

O deputado Jenilson Leite criticou o projeto e sugeriu destinar 10% do valor contratado, que seriam provenientes de emendas parlamentares dele. A proposta de Leite seria a construção de um Polo Tecnológico do Acre, que conseguira, segundo ele, suprir as necessidades do Estado para investir nos mais jovens, gerando milhares de empregos.

“Estamos fazendo um empréstimo para comprar serviços. Estamos propondo que parte desse financiamento seja para incentivar que os jovens acreanos a partir de um núcleo de tecnologia para poder começar também a produzir esses serviços”, declarou Jenilson.

A emenda do socialista foi rejeitada pelo deputado Pedro Longo (PDT). Segundo o líder do governo, o PL do BIRD já teria um objeto específico e que o banco não autorizaria mudanças.

Edvaldo Magalhães (PCdoB) lembrou que o PL é mais uma proposta de financiamento de crédito do Governo pelo BIRD e que o projeto busca apenas aprimorar o sistema de arrecadação do Estado. “O que está sendo prioridade é a modernização da máquina e nada de investimento para gerar emprego”, pontoou.

Após a discussão, o PL foi aprovado por 14 dos 16 votos.

PUBLICIDADE