Ícone do site ContilNet Notícias

Greve dos aeronautas causa atrasos em voos em aeroportos; confira os pontos

Por G1

Aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal registraram atrasos em voos nesta segunda-feira (19) por causa da greve dos aeronautas.

A paralisação aconteceu das 6h às 8h da manhã após decisão do Tribunal Superior do Trabalho determinar a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço. Os aeronautas cobram melhores condições de trabalho e reajustes salariais (veja as reinvindicações da categoria)

A greve deve se repetir nos próximos dias no mesmo horário e os reflexos dos atrasos dos voos na manhã desta segunda podem causar um efeito cascata, atrasando outras decolagens ao longo do dia.

Veja a situação nos aeroportos

Reivindicações da categoria:

Os profissionais ressaltam que os altos preços das passagens aéreas estão gerando altos lucros para as companhias aéreas e os profissionais estão ficando para trás.

A categoria ainda destaca o trabalho durante a pandemia, já que a aviação não parou e continuaram trabalhando, mesmo com reduções nos salários.

Negociações:

No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.

Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.

Proposta apresentada e recusada pelos trabalhadores:

100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a incidir sobre:

Diárias Nacionais
Piso Salarial
Seguro
Multa por descumprimento da Convenção
Vale Alimentação

Sair da versão mobile