O uso eficiente da energia elétrica, inovação, responsabilidade social e sustentabilidade são um dos princípios fundamentais trabalhados pela Energisa. Em quatro anos de trabalho no Acre, o gerente comercial Roberto Vieira, em entrevista exclusiva ao ContilNet, explica sobre importantes ações que beneficiam o consumidor acreano.
Negociação de débitos
Em novembro, a Energisa aproveitou a campanha blackfriday para oferecer descontos especiais para o consumidor que tivesse débitos pendentes. A procura foi tanta, que a empresa precisou estender as ofertas para o mês de dezembro. O gerente explicou o ganho que a população recebe com campanhas como essa:
“É uma campanha muito importante principalmente para clientes que acumularam dívidas ao decorrer do ano, em função de várias situações, dentre elas, a própria pandemia, que propiciou isso a muitos consumidores. Então a Energisa sensível a esse momento, trouxe essa possibilidade aos clientes de nos procurar e negociar com a gente com condições especiais, inclusive com redução de multas, juros, correção, sendo possível oferecer parcelas flexíveis, uma entrada facilitada”, explica.
A negociação pode ser feita presencialmente, nas 22 agências da Energisa espalhadas pelo Estado. O consumidor pode realizar ainda através dos canais digitais da empresa, sem precisar sair de casa, pelo aplicativo Energisa On ou no site energisa.com.br.
Programa Data Certa
Em mais um projeto que pretende facilitar a vida do consumidor, a Energia criou o Programa Data Certa. Nele, o cliente pode escolher qual a data de vencimento das suas faturas de energia.
“Muitos clientes não sabem, mas isso é um direito que eles têm e a Energisa resguarda. São 6 datas disponíveis para que o cliente opte qual o dia que a fatura dele vença. Ele pode escolher a data de acordo com o que for melhor pra ele, mais próximo da data que ele recebe. Ele pode organizar essa data como ele preferir. Isso facilita a vida do consumidor”, diz.
Os dias disponíveis são 01, 06, 11, 16, 21 e 26. Escolhendo a melhor data para o vencimento, o consumidor evita problemas com o pagamento dos débitos, que podem gerar encargos e multas, além da possibilidade de ser penalizado pelo SPC/Serasa.
A escolha das datas de vencimento pode ser feita através dos canais digitais de atendimento da Energisa e pela Central de Atendimento Telefônica, no número 0800 647 7196, ou de forma presencial nas agências da Energisa.
Nova Fatura
A conta de energia está de cara nova. Desde novembro deste ano, a fatura conta com mudanças significativas. Agora, é possível ver dois QR Codes, um que detalha todas as informações fiscais e outro que leva o consumidor diretamente para o pagamento da conta via Pix.
“Nós adequamos a nossa fatura de energia seguindo uma regra do Governo, que a torna um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica. Ela não perdeu nada das informações que ela tinha anteriormente”, informa o gerente.
Inclusive, quem optar por pagar a fatura via QR Code, acumulará pontos que poderão ser trocados por produtos. A nova disposição das informações da fatura segue com: identificação, unidade consumidora, referência, vencimento, valor da fatura, data da leitura e histórico de consumo.
Tarifa Social
Desde quando a Energisa iniciou seus trabalhos no Acre, o número de consumidores beneficiados com a Tarifa Social, mais que dobrou.
Para ter direito ao benefício, as pessoas precisam fazer parte de um dos seguintes grupos: famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, famílias que possuem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou ainda, pessoas com doença dependentes de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.
Roberto explica que os consumidores precisam manter o Cadastro Único ativo e atualizado para não perder o benefício.
“Quem tem o beneficio pode ter em média 40, 45% de desconto no total da conta. O que muitas pessoas não sabem é que o cadastro que é feito no Cras tem validade. A cada dois anos é necessário atualizar o cadastro, fazer o recadastramento. E quando ele não faz isso, ele acaba perdendo o benefício”, diz o gerente.
Para fazer a atualização do cadastro ou efetuar pela primeira vez, o consumidor precisa se dirigir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro.
Iluminação Pública
Uma das dúvidas levantadas pela população, é sobre a manutenção da iluminação pública da cidade e de quem deve ser a responsabilidade. Questionado sobre isso, o gerente afirmou que a Energisa é apenas a arrecadadora da taxa de iluminação pública e que repassa o valor para os municípios.
“Em todos os municípios do Estado do Acre, a manutenção da iluminação pública é de responsabilidade dos municípios, para que as luzes fiquem apagadas durante o dia e acesas durante a noite. O cliente paga a taxa de iluminação pública, mas nós da Energisa, somos apenas os arrecadadores da contribuição e nós repassamos integralmente para as prefeituras”, explica.