Homem morre após salvar crianças de afogamento em açude

Um homem de 31 anos morreu afogado após resgatar duas crianças em um açude de aproximadamente 6 metros de profundidade em Itaiópolis, no Norte catarinense.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que realizou as buscas pela vítima na tarde de sábado (17), Joceney Woysczak estava brincando com os três menores de idade em um bote, que acabou virando.

“Possivelmente entrou água ou ficou mais pesado em um dos lados. O bote era pequeno, então, qualquer peso a mais de um lado, desequilibra”, contextualizou Anderson Oparacz, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, nesta segunda-feira (19).

Testemunhas relataram aos socorristas que Joceney conseguiu levar até a margem duas crianças, mas acabou se afogando no momento que tentava retirar o terceiro ocupante, não sendo mais visto.

Outro homem, que estava em terra, entrou na água e resgatou a terceira criança. O açude particular fica no bairro Raia.

Inicialmente, os socorristas utilizaram garateias, que são pequenas âncoras, além de técnica de mergulho livre para tentar encontrar o rapaz.

Por causa da profundidade, no entanto, uma retroescavadeira foi necessária para abrir o açude. Com cerca de 2 metros de água a menos, a vítima foi localizada às 17h, quase duas horas após o início das buscas.

‘Ato heroico’

Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte de Joceney.

“Ah, se ele soubesse o quanto era querido, o quanto era admirado, e o tanto que foi exaltado pelo ato heroico que marcou sua partida”, escreveu uma prima do rapaz.

Um amigo destacou o perfil empreendedor do homem. “Tão jovem, mais tão determinado em conquistar seus sonhos, dedicado ao seu negócio”, escreveu. Joceney era proprietário de uma oficina mecânica.

PUBLICIDADE