Valendo uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo 2022, Japão e Croácia se enfrentam nesta segunda-feira, às 12h (de Brasília), em jogo que define o possível adversário do Brasil na próxima fase. A partida será no estádio Al Janoub, em Al-Wakrah, no Catar. Globo, sportv, ge e Globoplay transmitem.
A partir das oitavas de final da Copa, as seleções se enfrentam no sistema mata-mata em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, os times vão para uma prorrogação de 30 minutos, com dois tempos de 15 minutos. Persistindo a igualdade, a vaga ou o título será decidido na disputa de pênaltis.
Quem se classificar vai enfrentar o vencedor do confronto entre Brasil e Coreia do Sul, que também jogam nesta segunda-feira, às 16h, no estádio 974, em Doha.
O Japão se classificou após vencer Alemanha e Espanha, de virada, terminando na liderança do Grupo E. A vitória sobre os espanhóis, na última rodada, repercutiu bastante por causa do segundo gol japonês, em jogada que gerou dúvidas se a bola chegou ou não a sair de campo.
Os croatas se classificaram para as oitavas de final após terminarem em segundo lugar no Grupo F, invictos, com cinco pontos – vitória sobre o Canadá e empates com Marrocos e Bélgica. A equipe, que tem remanescentes da segunda colocação em 2018, como Modric, aposta na experiência de seus jogadores.
Transmissão:
- Globo: narração Cléber Machado e comentários de Paulo Nunes, Ricardinho e Salvio Spinola
- Sportv: o pré-jogo começa uma hora antes; a narração é de Natália Lara com comentários de Alexandre Lozetti e Kléberson, além de Janette Arcanjo na Central do Apito. Assinante sportv também acompanha tudo que acontece após a partida, além de ter acesso às transmissões em 4k, programas especiais, VOD e reprise dos jogos e multiângulo (Globoplay).
- Tempo Real: o ge transmite o jogo ao vivo e ainda traz os melhores momentos em tempo real (clique aqui).
Escalações prováveis
Japão – Técnico: Hajime Moriyasu
Os japoneses não terão Kou Itakura, suspenso após tomar dois cartões amarelos. Tomiyasu deve assumir seu lugar na defesa – ele teve problemas musculares na primeira fase, mas já participou da partida contra a Espanha saindo do banco e é provável que retome a titularidade.
Quem está fora: Kou Itakura.
Pendurados: Maya Yoshida, Miki Yamane, Shogo Taniguchi e Wataru Endo.
Croácia – Técnico: Zlatko Dalić
A equipe croata será a mesma que empatou em 0 a 0 com a Bélgica, na última rodada da fase de grupos. Mesmo aos 37 anos, Modric ainda é o ponto de equilíbrio do meio de campo. Há uma preocupação com o fato de ele estar pendurado, além do zagueiro Lovren.
Pendurados: Lovren e Modric.
Arbitragem
- Árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos)
- Assistente 1: Corey Parker (Estados Unidos)
- Assistente 2: Kyle Atkins (Estados Unidos)
- VAR: Nicolas Gallo (Colômbia)
- Quarto árbitro: Mustapha Ghorbal (Argélia)