O ex-senador Jorge Viana (PT), confirmou ao ContilNet, na tarde desta quinta-feira (29), que vai presidir a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex) no Governo Lula.
A Apex tem R$1,5 bilhão em caixa para promover as exportações brasileiras e atrair investimentos.
VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Lula anuncia Marina Silva como ministra do Meio Ambiente; assista o momento
Nas redes sociais, o irmão de Jorge, e também ex-governador do Acre, Tião Viana, comemorou a indicação: “Uma escolha que certamente trará uma nova dinâmica ao empreendedorismo empresarial brasileiro no exterior, portas e janelas inovadoras serão abertas aos mercados regionais e, certamente, ao gigante e adormecido mercado amazônico”, disse desejando boa sorte ao irmão e agradecendo a Lula.
A Apex está ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que será gerida pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e faz parte do superministério da Economia.
JV, que é engenheiro ambiental, já foi cotado para ser ministro do Meio Ambiente, mas perdeu espaço para a também acreana Marina Silva.
Outro cargo para o qual o nome de Jorge Viana foi ventilado foi para autoridade climática, autarquia que estaria sob comando do Ministério do Meio Ambiente.
Mais cedo, Marina foi anunciada ministra e mostra o prestígio que o Acre terá na gestão de Lula, mesmo que o petista nunca tenha ganhado as eleições no estado. No último pleito, por exemplo, no segundo turno ele teve pouco mais de 27% dos votos.