A seleção dos Estados Unidos começou a partida pressionando e perdendo uma oportunidade com Pulisic logo aos 2 minutos. Pouco tempo depois, Depay não perdoou. Aos 10 minutos, após boa troca de passes, o camisa 10 holandês recebeu na entrada da área e abriu o placar, 1 x 0 para a Holanda.
Com o gol, os holandeses se fecharam na defesa e apostaram nos contra-ataques. Por mais que tivesse a posse de bola, a seleção dos Estados Unidos não conseguia chegar com perigo. O chute forte de Weah, após rebatida da zaga, foi a exceção. Pouco antes do apito final do 1º tempo, Dumfries achou Blind após tabelinha e o lateral ampliou o placar, 2 x 0 para a Holanda.
Após um bom tempo de controle holandês na 2ª etapa, com chances perdidas para os dois lados, a equipe dos Estados Unidos renasceu. Em uma falha após cobrança de escanteio, Pulisic achou Wright dentro da área, que desviou e a bola encobriu Noppert, fazendo 2 x 1. Só que nem deu muito tempo para comemorar, pois pouco tempo após o desconto, foi a vez de Dumfries mandar para rede após cruzamento de Blind, 3 x 1 para a Holanda.
Agora, os holandeses aguardam o vencedor do duelo entre Argentina e Austrália para conhecer o seu adversário na próxima fase. A Holanda retorna aos gramados na sexta-feira (9/12), no estádio Lusail.