ContilNet Notícias

Modelo nacional: Bocalom dá 1º passo na instalação de câmeras de segurança em Rio Branco

Por TIÃO MAIA, PARA O CONTILNET

A Prefeitura de Rio Branco inaugurou, nesta quinta-feira (22), a primeira fase ou o chamado projeto piloto de um de um sistema inteligente de videomonitoramento para a Capital. Desde a manhã de hoje, além do centro da cidade, já há câmeras instaladas em praticamente todo o Parque da Maternidade, no Horto Florestal e nas dependências e adjacências da Rodoviária Internacional de Rio Branco.

O projeto foi lançado pelo prefeito de Rio Brancom, Tião Bocalom (Progressistas), numa solenidade no auditório do edifício-sede da Prefeitura e foi prestigiado por todas as autoridades do sistema de segurança do Acre.

O secretário de Estado de Segurança Pública do Governo do Acre, coronel Paulo Cézar Santos, disse que a ação da Prefeitura vai ser de extrema utilidade para o sistema.

“Todo bandido precisa do anonimato para cometer seus crimes. Esse sistema vai mostrar para nós, operadores do sistema de segurança, que são esses criminosos, como e onde eles estão agindo”, disse o coronel.

Outro coronel PM, Luciano Dias, afirmou que a tecnologia vai permitir que a corporação se adiante aos criminosos porque haverá uma equipe monitorando as câmeras e informando possíveis ocorrências e comportamento suspeito para as viaturas que fazem o policiamento ostensivo nas ruas. “Creio que a tranquilidade dos bandidos vai ter fim porque eles serão monitorados diariamente”, disse.

O inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre, Getúlio Azevedo, afirmou que o sistema também ajudará a corporação. “Poderemos, através do videomonitoramento, observar a movimentação suspeita de veículos nas nossas vias federais que cortam a cidade”, acrescentou.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou a qualidade das imagens. “Serão imagens coloridas e tiradas com máquinas da mais alta tecnologia, algo só visto até agora em grandes capitais do país”, afirmou o prefeito.

“Esta será a nossa colaboração ao sistema de segurança a fim de reduzirmos a criminalidade na nossa Capital. A nossa parte nós vamos fazer, o governo do Estado também irá fazer a parte dele. Sabemos que o problema é seríssimo e que não se resolve da noite para o dia, mas com esse acompanhamento, com certeza irá melhorar muito essa questão. Inclusive o projeto piloto será na regional da Seis de Agosto”, disse o prefeito.

O projeto é coordenado pelo coronel PM Elzemir de Oliveira Bino, chefe do gabinete militar da Prefeitura. Segundo ele, o plano piloto do projeto “Rio Branco Mais Segura” consiste na implantação de um sistema com investimento inicial de R$ 3.811.536,00.

Os valores são de recursos próprios da própria Prefeitura e foram investidos na aquisição de “um parque tecnológico voltado a monitorar remotamente áreas prioritárias desta cidade, contribuindo concretamente para a segurança de seus munícipes”.

Sair da versão mobile