Pelo menos sete pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (16), no município de Guajará, no Amazonas, a 30 quilômetros de Cruzeiro do Sul, no Alto, na região do Alto Juruá, por envolvimento com facções criminosas e tráfico de drogas.
Além dos mandados de prisão, os gentes cumpriram ainda 17 mandados de busca e apreensão. A atuação contou com apoio direto da Polícia Militar de Guajará.
A operação foi batizada de “Samaúma”, referência à maior árvore da floresta amazônica. Diz a lenda que “Mãe Samaúma” é um espírito que ocupa lugar de honra no reino da floresta. É ela quem, com sua poderosa energia, olha e protege as plantas e os animais das matas e da natureza. Dessa forma a união representada pelas forças de segurança, vematuar novamente a favor da população.
A operação é resultado de trabalho investigativo da Divisão de Repressão à Entorpecentes (DRE) da delegacia de Cruzeiro do Sul, no qual Policiais Federais identificaram diversos membros do grupo faccionado na região a partir de resultados de operações antecedentes.
Foram mobilizados 55 Policiais Federais e 12 Policiais Militares.
Os alvos respondem por “promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa”, tipificado no 2º artigo da Lei 12.850/2013, assim como por Tráfico de Entorpecentes, e foram encaminhados à delegacia para demais providências necessárias.