ContilNet Notícias

Ribamar Trindade é eleito o novo presidente do TCE; conheça a nova composição

Por MARIA FERNANDA ARIVAL, DO CONTILNET

Ribamar Trindade é o novo presidente do TCE/Foto: Reprodução

O novo gestor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2023/2024 é Ribamar Trindade, eleito por unanimidade durante a última sessão do ano nesta quinta-feira (1), por votação dos conselheiros do órgão.

De acordo com a norma interna do TCE, apenas os conselheiros Ribamar e Dulcinéa Benício de Araújo estavam aptos ao exercício, visto que nunca disputaram eleição no órgão.

O atual presidente é o conselheiro Ronald Polanco. A posse do novo presidente está prevista para o dia 1 de janeiro de 2023, data do aniversário de Ribamar Trindade.

Nova composição

O novo vice-presidente será o conselheiro Valmir Gomes Ribeiro.

Dulcinéa Benício de Araújo vai ocupar a função de corregedora; Naluh Gouveia será diretora da Escola de Contas; Antônio Fernando Jorge Ribeiro de Carvalho Malheiro será presidente da 1ª Cãmara; Ronald Polanco Ribeiro será presidente da 2ª Câmara; e Antônio Cristovão Correia de Messias será ouvidor.

Conheça Ribamar

José Ribamar Trindade de Oliveira nasceu em Rio Branco, Acre, filho de Lino Duarte de Oliveira e Zuleide Trindade de Oliveira. Ribamar é advogado, sob a OAB nº 2.259-AC, e é casado com a odontóloga Fabíola Melo Aguiar Trindade, com quem tem os filhos Enzo e Heitor.

A formação acadêmica é de Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário pela  Universidade Cândido Mendes (Ucam) – Porto Velho (RO). Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Rio Branco (AC). Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Acreano e o Ensino Médio no Colégio José Rodrigues Leite – Rio Branco (AC).

Cursos de licitações; contratos e elaboração de editais; fiscalização de obras públicas; compras governamentais; pregoeiro; pregão eletrônico; direito ambiental sobre improbidade administrativa; contas públicas e execução de convênios; e políticas de contratações e aquisições pelo Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).

Vida profissional

Iniciou sua vida profissional aos 14 anos de idade como balconista. Em seguida, trabalhou como agente administrativo na Prefeitura Municipal de Rio Branco. Foi escriturário, caixa e auxiliar da gerência no Banco Bradesco S/A; gerente administrativo e financeiro na Madeireira Acre Rio LTDA; supervisor de vendas na empresa Frigoave Rio Branco LTDA – Distribuidora de Produtos Nestlé; vendedor na empresa Frios Vilhena LTDA – Distribuidora de Produtos Danone; gerente administrativo no Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB, exercendo, ainda, atividades de presidente e membro da Comissão Permanente de Licitação. Exerceu, também, a advocacia privada nas áreas Cível, Criminal, Trabalhista e Administrativa nos anos de 2000-2018.

Foi assessor de Gabinete do Conselheiro Antônio Jorge Malheiro no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) nos anos de 2002-2018, exercendo atividades na análises de processos, elaboração de relatórios e votos; presidente e membro de Comissão Permanente de Licitação e pregoeiro.

Coordenou a equipe de transição do Governo Gladson Cameli, e foi secretário de estado da Casa Civil no Governo do Estado do Acre e membro do Conselho Administrativo do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal nos anos de 2019-2021.

No Governo do Estado recebeu o título de chanceler da Ordem da Estrela do Acre, e recebeu as distinções honrosas do Diploma e Medalha de Mérito Plácido de Castro, outorgado pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Acre em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa pública e notável colaboração para o progresso e renome da corporação.

Também recebeu Moção de Aplausos outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) pela significativa contribuição ao Estado do Acre como secretário de estado da Casa Civil. Recebeu também o Diploma da Ordem do Mérito Dom Pedro II, outorgado pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, no grau Grão Colar, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Acre e ao Corpo de Bombeiros.

Indicado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre pelo governador Gladson Cameli, teve seu nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 30 de outubro de 2020, sendo, posteriormente, nomeado pelo governador. Foi empossado Conselheiro no dia 15 de janeiro de 2021.

Atualmente é presidente da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Acre biênio 2021-2022.

Biografia retirada do site do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sair da versão mobile