RU da Ufac anuncia recesso e alunos reivindicam suspensão das aulas: “Cadê o planejamento?”

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, anunciou recesso de fim de ano a partir da próxima segunda-feira (19) até o dia 1 de janeiro de 2023 para reformas.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Comunicado Proaes A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) comunica que Restaurante Universitário (RU) no campus-sede, em Rio Branco, ficará em recesso de 19 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023. Na oportunidade serão realizados serviços de manutenção predial. Ufac"

O anúncio foi publicado nas páginas oficiais da Ufac e gerou uma onda de críticas, já que, conforme o calendário acadêmico, as aulas só param no dia 23 de dezembro, ou seja, os alunos ficarão toda a semana sem poder usar o restaurante.

O RU oferece café da manhã, almoço e jantar a R$ 1, e muitos estudantes, especialmente os bolsistas, utilizam o local para todas as refeições e se precisar fazer as refeições nos quiosques, o gasto é muito maior, como pontuou uma estudante: “Quem vai ter todo dia quase 30 reais por dia para gastar no quiosque com café e almoço e, às vezes, quem fica direto, com a janta?”.



Nas redes sociais, estes estudantes questionam a falta de planejamento. Os alunos agora pedem a suspensão das aulas. Por meio de nota, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, explicou os motivos da suspensão das atividades do RU neste período.

-Foi destinada emenda parlamentar para manutenção da estrutura física do RU, que propiciará a melhoria do espaço. A primeira fase da execução da emenda precisa ocorrer no ano corrente, caso contrário haverá atraso na segunda fase e grande risco de perda dos recursos orçamentários destinados para tal;

-Como é sabido, com o bloqueio do saldo para realização de empenhos, a Ufac está impedida de empenhar gêneros alimentícios, o que acarreta o comprometimento da entrega de alimentos pelas empresas;

-Em relação ao recurso financeiro do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), recentemente desbloqueado, a Proaes informa que este foi utilizado em sua integralidade para pagamento de bolsas e auxílios.

 

 

PUBLICIDADE