O grupo de Ciência e Tecnologia da transição de governo informou nesta quinta-feira (8) que vai pedir ao governo eleito que negocie a ampliação do orçamento destinado ao pagamento das bolsas de pesquisa oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Segundo o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Sérgio Rezende, integrante do grupo, os valores das bolsas estão congelados desde 2013. “Os orçamentos da Capes e CNPQ foram reduzidos em 60%, quando comparados com 2013”, afirmou.
O valor do reajuste, contudo, dependerá do espaço no Orçamento a ser aberto pela proposta de emenda à Constituição (PEC da Transição), aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara. A ressalva foi feita pelo coordenador dos grupos de transição, Aloizio Mercadante (PT).
“Sobre o orçamento do ano que vem, não podemos falar de nenhuma aprovação específica antes da aprovação do orçamento”, disse Mercadante. “Depende do volume [aprovado] pra gente distribuir”, completou.
Leia mais em G1.