Alexandre Moraes decide afastar do cargo o governador do Distrito Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, ainda na madrugada desta segunda-feira (9), o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O afastamento deve perdurar por 90 dias. Rocha será substituída pela vice-governadora, Celina Leão.

Ibaneis Rocha é apontado como omisso em relação às manifestações de golpistas bolsonarias às sedes dos três poderes da República, o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal ( STF).

O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do Governo de Jair Bolsonaro, se ausentou do país – ele teria ido ao encontro do ex-presidente nos Estados Unidos.

Ibaneis Rocha, que é bolsonarista, chegou a exonerar Anderson Torres, mas não foi suficiente para poupar o governador de críticas, inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alexandre de Moraes também decidiu pela remoção dos manifestantes bolsonaristas da frente d8s quartéis em todo o país, inclusive no Acts, onde bolsonaristas continuam ocupando um terreno na rua Colômbia, no bairro do Bosque, em Rio Branco.Os manifestantes devem deixar os acampamentos sob pena de prisão com base na lei antiterrorusmo.

PUBLICIDADE