A Associação Acreana de Cinema (ASACINE), promove a partir dos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro, às 19h, na Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual, o XIII Festival Acreano de Vídeos edição 2023.
O projeto está sendo financiado pelo Fundo Municipal de Cultura através do Edital da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) cujo órgão gestor é a Prefeitura Municipal de Rio Branco e conta com o apoio do Instituto Federal do Acre (IFAC), Academia Acreana de Letras (AAL) e da Fundação Elias Mansour (FEM).
As atividades do Festival iniciaram a partir do dia 05 de dezembro de 2022, data em que os organizadores do evento lançaram o Regulamento do Festival e Fichas de Inscrições que foram publicadas em todas as mídias sociais incluindo os sites locais e as inscrições se encerraram dia 02 de janeiro de 2023.
Durante as programações do XIII Festival Acreano de Vídeos, a ASACINE além de estar exibindo os 15 documentários selecionados, também estará oferecendo uma Mostra Anime que será realizada numa escola municipal visando contemplar jovens que se interessam por esta temática. Já a palestra sobre a História do Cinema Acreano e a Oficina de Animação serão ministradas na Filmoteca da Biblioteca Pública nos dias 27 e 26 às 18h30min.
Durante o Festival, serão homenageadas personalidades acreanas que contribuíram de forma significativa para o audiovisual no Acre. Segundo o Presidente da ASACINE o historiador e artista plástico Enilson Amorim, este ano foram escritos 48 trabalhos no Festival, mas somente 15 destes forão selecionados para participarem das exibições. A seleção, contou com uma equipe de excelentes avaliadores que utilizando os critérios do referido regulamento acabaram filtrando os 15 melhores vídeos inscritos este ano.
Para o cineasta e historiador Adalberto Queiroz o principal objetivo do Festival é descobrir novos talentos no seguimento do audiovisual e não promover competições entre os fazedores de cinema.
“A principal finalidade é dar oportunidade aos novos cineastas que buscam espaços para mostrarem seus trabalhos neste seguimento que é tão vasto e ao mesmo tempo tão fechado para aqueles que almejam emplacar seus filmes em Festivais, e nós da ASACINE temos esta finalidade de abrir este espaço” finalizou o cineasta Queiroz.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA DO XIII FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS-2023
DIA 25 – QUARTA-FEIRA
- O PEQUENO TIGRE – Gabriel Gomes de Brito – 20 Min
- RODOVIÁRIA DE RIO BRANCO – Edioglei Levi – 12 Min
- HERÓIS DO ASFALTO – Welton Bonaparte – 36 Min
DIA 26 – QUINTA-FEIRA
- O AMOR TRADUZIDO EM 4 PATAS – Lídia Xavier – 31 Min
- CONHECENDO UM POUCO DO NORDESTE – Guilherme Francisco – 31 Min
- PESADELO MACABRO – Acrícia Dimanche – 15 Min
- BENÉ DO CAVACO – José Macedo – 12 Min
DIA 27 – SEXTA-FEIRA
- LENDAS TRADICIONAIS COM ESTUDANTES HUNI KUIN – Oscar Xavier – 16 Min
- TUDO PELA POESIA – Fátima Cordeiro – 21Min
- VIVA A NATUREZA – Adriana Pessoa – 15 Min
- PALÁCIO RIO BRANCO – Márcio Levi – 11 Min
DIA 28 – SÁBADO
- HÉLIO MELO – Maria Irene – 16 Min
- ARTISTA DE RUA – Sueni Almeida – 06 Min
- QUERIDA MAMÃE – Nonata Queiroz – 15 Min
- A PRESIDENTE – Kelen Maia – 12 Min