19 de abril de 2024

Blog do Ton: a quem interessa retirar a integridade das mulheres na política?

“Não basta eleger mulheres, é preciso garantir que elas permaneçam e exerçam o seu cargo com dignidade e respeito”. O excelente texto, da advogada Isnailda Silva, me fez refletir por, pelo menos, dois motivos.

Em primeiro lugar, mulheres são maioria no eleitorado, mas não são nas chapas e, consequentemente ou não, também não são maioria nos resultados das urnas. Em segundo lugar, mesmo as poucas mulheres que conseguem subverter ao machismo estrutural não possuem o mínimo de integridade no cumprimento de seus mandatos.

A pergunta que não quer calar: a quem interessa retirar a integridade das mulheres na política? Quem ganha com isso? Que temos um emaranhado de leis já sabemos, mas quem é responsável pelos mecanismos de se fazer cumprir o mínimo? Com a palavra, nossas autoridades.

Aleac

Na nova legislatura de deputados estaduais, temos três: Michelle Melo (PDT), Antônia Sales (MDB) e Maria Antônia (PP). Todas campeãs de votos. São ótimas, cada qual no seu campo de atuação, mas precisarão se unir nesse desafio.

Senti falta

Apesar da onda de posicionamentos em solidariedade à vereadora, que sofreu violência grave, senti falta do posicionamento de pessoas e instituições decisivas nessa pasta.

Que não critique

Se Lula vai repetir os mesmos atos de Bolsonaro, como colocar o evento de posse sob sigilo, que não critique o ex-presidente por fazê-lo. Não faz muito sentido.

Elson Farias

É o nome do ex-prefeito do município do Jordão que será alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) por supostos atos de improbidade administrativa e irregularidades na prestação de contas enquanto esteve na gestão.

Terça-feira (31)…

É o dia que os acreanos conhecerão quem é o mais novo presidente da Federação de Futebol do Acre. Na disputa, Antônio Aquino — que concorre à reeleição — e o deputado Roberto Duarte.

… E quarta-feira (1)

É o dia da diplomação dos novos deputados acreanos. Tem muita gente ansiosa, queimando até a largada. Acalmem seus corações. Faltam apenas mais alguns dias.

Votar no Xandão

“Precisamos de um Senado independente. […] Precisamos dos três senadores do Acre marchando unidos pela eleição do Rogério Marinho. […] Caminhar com Pacheco é caminhar com Lula, com o PT e com o STF. Votar no Pacheco é votar no Xandão”. Do ativista político e produtor Pedro Valério.

Não faz parte

O PSB não foi convidado para a reunião da Federação Brasil da Esperança por um motivo muito simples: ele não faz parte da federação. De acordo com Cesario Braga, no momento oportuno os partidos vão sentar. “São meus amigos”, me disse num passado não tão distante.

330

É o número de desaparecidos no Acre em 2021. Por conta disto, o Ministério Público do Acre (MP-AC) lançou a Campanha “Saudade: essa dor pode acabar”. O objetivo é tentar dar uma resposta a quem teve que aprender a conviver com a dor da ausência. Louvável iniciativa.

Sibá Machado

Em um passado não tão distante, Sibá Machado era o número 1 da educação federal no Acre. Quase tudo passava por ele, desde indicações a recursos que impulsionaram certas gestões. O fato de o ex-deputado ainda ter prestígio junto ao governo para indicar um cargo não é motivo para alarde.

Bate-rebate

– Ministra dos Povos Indígenas espera demarcação áreas no Acre e em outros 13 estados (…)

– (…) A situação desumana que os Yanomami se encontram já se repetiu em outros povos. Tem que acabar.

– “Se não estivéssemos bem eu seria o primeiro a reconhecer e não seria candidato” (…)

– (…) Do prefeito Tião Bocalom ao Notícias da Hora sobre ter o apoio de Gladson Cameli na reeleição.

– Bocalom segue trabalhando, se aproximando das pessoas e colocando máquinas nas ruas.

– A Rede, legenda de Marina, pode ter um total de zero representantes no Senado (…)

– (…) Randolfe Rodrigues pode ir para o PT.

– Com a nova dança das cadeiras dos partidos, o PSD pode se isolar na liderança de nomes no Senado com 16, ante 13 do PL (…)

– (…) Será que Petecão se beneficia com o poderio do partido?

– A resposta está mais próxima que nunca!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost