“O que está acontecendo é incomparavelmente maior. Nós implodimos, eu e o Márcio Thomaz Bastos [ex-ministro da Justiça] 86 pistas clandestinas. Hoje, nós temos 1200 pistas clandestinas na Amazônia. Perdemos o controle aéreo, perdemos o controle terrestre e perdemos o controle por água”. O relato é da ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
E, antes que falas como estas cheguem às discussões adquirindo cunhos políticos ou ideológicos, é preciso um passo atrás, inserir caráter humano nelas antes de qualquer coisa, e ter o suficiente bom senso para entender que estamos falando de um possível cenário favorável às práticas dos mais diversos crimes: desmatamento ilegal, tráfico de drogas e animais, grilagem, garimpos e outros.
Ainda bem que a ministra sabe que seu trabalho não será dos mais fáceis. Porque realmente não será. “É um cenário de recuperação pós-guerra”, diz. Marina precisará de apoio, proteção e muita energia. Não será fácil e as expectativas — vindas de vários lugares do mundo à acreana — são altas.
Continua bem
Não sou como alguns analistas que mudam de opinião com as circunstâncias — e nem estou dizendo que isso é proibido — mas sempre disse que o senador Márcio Bittar não saiu enfraquecido das últimas eleições. Continua bem, obrigado.
Nenhuma amarra
Aliás, deixo bem claro que não existe nenhuma amarra — nem institucional, nem ideológica — que me impede de elogiar ou criticar esse ou aquele. Então, sim, eu posso elogiar do Márcio Bittar à Marina Silva. Em recortes, dentro dos limites do bom senso. Não vamos, portanto, misturar as coisas.
Desidratar
Nos bastidores, já é escancaradamente visível um movimento na tentativa de desidratar uma possível candidatura de Alan Rick à liderança da bancada acreana. Ou será que é apenas uma impressão minha?
Randson Almeida
É o nome do novo possível candidato à prefeitura de Marechal Thaumatugo. Depois da sua conflituosa passagem por ali, com direito a denúncias do próprio vice que o levaram à prisão, a notícia que chega daquelas bandas é que o ex-prefeito aguarda decisão judicial e se movimenta por fora em conversas com boas lideranças locais. Abre teu olho, Valdélio.
Joelso Pontes e dr. Edson
São os nomes que comandam o Progressistas em Brasiléia e que não devem ser subestimados nas próximas eleições. Joelso é ex-vereador e Edson foi candidato a deputado federal e arrematou votos na casa dos 4 mil. O partido de Gladson e Mailza tem tudo para ser o grande protagonista em 2024. E, por ali, quem comanda o processo é essa boa dupla.
Pra quem?
Em reunião, o presidente Lula disse que, aquele que fizer algo de errado será convidado a deixar o governo. Errado pra quem, já que o presidente não tem se entendido com o próprio partido, que reprovou alguns nomes do primeiro escalão? Fiquei nessa dúvida.
Norte e Nordeste
São as regiões prioridades da atuação da Apex, de acordo com o presidente do órgão, Jorge Viana. Na campanha, o ex-governador falou em agronegócio sustentável. Agora tem a oportunidade de colocar em prática — ou ao menos fomentar.
Ninguém pensou
Se o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB-AC) fosse contemplado com um bom cargo federal, abriria vaga para o suplente Daniel Zen (PT-AC) na Aleac. O partido quer uma retomada de poder. Ninguém dali pensou em abocanhar uma vaga desde já no parlamento estadual?
Nobre
O procurador-geral Danilo Lovisaro encontrou Samuel Mendes, o delegado que foi vítima de racismo, para prestar solidariedade. Um gesto nobre.
Digo e repito…
…. Casos como este precisam ser acompanhados do início ao fim. E não somente punidos os infratores diretos do ato, mas identificados também aqueles que usam seus poderes para fazer com que pessoas se sintam confortáveis em agir com preconceito e discriminação.
Falta d’água
O Saerb, serviço de água e esgoto da capital, comprou e apresentou à sociedade um equipamento novinho em folha para evitar a falta d’água. Importante tornar públicas ações como esta, para que cheguem a quem mais precisa.
Os únicos
Até aqui, Marina Silva é única acreana no primeiro escalão e Jorge Viana, único acreano no segundo. O primeiro já está fechado; o segundo, quase. Não é pela falta de mais acreanos com competência. Partidos históricos e que inclusive estão com o PT em federação estão ficando de fora.
Bate-rebate
– Com a criação de um cadastro único para pessoas com autismo, as políticas públicas podem registrar um avanço.
– Outro ponto que pode representar um gigante avanço é a presença do Cedim nas tratativas da Seamd (…)
– (…) Isso é ótimo!
– Para reduzir mortes de jovens negros, o governo federal quer ampliar uso de câmeras em policiais (…)
– (…) O Acre, de acordo com o Extra, acenou adoção do equipamento.
– Demarcação dos territórios indígenas no país: agora ou nunca? (…)
– (…) Com a palavra, a acreana e ministra Marina Silva!
– Dom Porquito é o primeiro frigorífico do País pronto para exportar carne suína para o Peru (…)
– (…) Um grande passo.
– Prevejo pelo menos umas cinco assessorias de comunicação disparando releases com a aspa: “Luta nossa” (…)
– (…) Sem ser!