20 de abril de 2024

Blog do Ton: Em busca de fortalecimento, petistas do Acre recorrem ao Planalto por espaços

Após o resultado das urnas no contexto local no último ano, dirigentes do PT do Acre veem nos cargos federais o oxigênio que o partido precisa para se fortalecer. Para isso, já colocam em prática um plano, que contempla movimentos que visam às eleições municipais de 2024 e até as de 2026, nos âmbitos estadual e federal.

O foco das demandas? O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Ele tem tido uma “intensa agenda de conversas com deputados, principalmente correligionários”, como informa o Poder 360.

Por aqui, entre outros espaços, querem “emplacar o presidente estadual do partido, Cesário Campelo Braga, na chefia do Incra local. A superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Acre também está na lista de desejos petista”.

Quem está no epicentro do assunto DNIT é o ex-prefeito Marcus Alexandre. Só não será ele se não quiser, é essa a informação que tenho. Quanto ao partido, está em ampla vantagem na corrida, que pode ganhar novos adeptos a medida que a base governista for ganhando corpo.

Pediu pra sair…

O Blog obteve a informação de que um militante histórico do PT, ao ver a forma como o bolo estava sendo dividido dentro do partido em termos de cargos federais, se sentiu desprestigiado e pediu pra sair.

… Mas deve ficar

Porém, no entanto, contudo, todavia, a divisão do bolo teria sido repensada e, ao militante, teria sido especulado um lugar ao sol em um bom órgão. Vou me resumir a falar do milagre sem falar o nome do santo para não atrapalhar as negociações de ninguém.

Sanguessugas

Tem um grupo que está implantando verdadeiros sanguessugas por toda parte do executivo estadual. Por certo, o governador Gladson Cameli está de olho. Fiquei pensando se querem usar a estrutura do próprio governo para colocar facas em pescoços palacianos nas próximas disputas, mas devo estar viajando na maionese.

Salutar

O esforço do senador Alan Rick em conversar com o Palácio é algo que merece ser destacado. Mesmo com pessoas tentando o neutralizar, e não é de hoje, Alan sempre demonstra ser grato à relação que construiu com o governador Gladson.

De volta

“O Brasil do diálogo e da educação está de volta”. Fala da reitora Rosana Cavalcante após reunião com o Governo Federal. O Instituto Federal do Acre é vital para o estado, pois é pulverizado e, dessa forma, está presente em todo o Estado e próximo, portanto, de quem mais precisa.

Vergonha

Esporte, educação e cultura são três importantes ingredientes que contribuem na formação de melhores seres humanos e tiram jovens das ruas e criminalidade. A “neodireita” acreana — que possui um Celta, salário de R$ 5 mil e ainda acham que estão na camada mais seleta da sociedade — deveria ter vergonha e pensar duas vezes antes de criticar esse tipo de investimento.

Remelexo

Sexta (20) foi Dia do Católico. Sábado (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Não vi, nesses casos, tanto remelexo como o causado no Dia do Evangélico (23) — e não estou falando dos que apenas se resumiram a celebrar a data, o que é de direito.

Dia da Hipocrisia

O mais curioso é quando isso parte de gente que nem respeita o outro, algo que Jesus jamais faria. O governador deveria criar para essas pessoas o Dia da Hipocrisia.

Marcus Alexandre

Uma bancada aparentemente comprometida, promessas de investimentos do Governo Federal, marcação cerrada da Fieac e a inserção no plano de 100 dias ministerial colocam a BR-364 como prioridade. E Marcus Alexandre num cenário não tão ruim para assumir o DNIT.

Igual o diabo

Pessoas próximas garantem que Marcus corre do assunto Prefeitura de Rio Branco igual o diabo corre da Cruz. É aquele ditado: gato escaldado tem medo de água fria.

Afastado

Um importante líder acreano, que figura em excelentes espaços, dá Marcus como afastado dessa disputa. Sei não. Se Jorge Viana conseguiu tirar Marcus de uma disputa certa para a Aleac e o convenceu a disputar o Governo tendo outra candidatura como favorita absoluta, não duvido nada que uma conversa de pé de orelha coloque o ex-prefeito de volta no jogo.

Mailza

Tenho pela vice-governadora Mailza o mais profundo carinho. Esse carinho não vem de hoje, mas lá de uma humilde infância, enquanto Mailza ainda era secretária de Assistência Social da pacata Quinari. Estudei muito, Deus me abençoou, passei por grandes empresas nacionais e multinacionais fora daqui, Ele me trouxe de volta ao Acre e pude retribuir com meu trabalho um pouco dessa gratidão, nesse último ciclo que estive caminhando com ela. Continuamos parceiros, mas de forma diferente. Mailza possui um futuro promissor. Tenho muito orgulho desse ciclo e muita admiração pela mulher que ela é.

Bate-rebate

– O Acre começou 2023 com a segunda maior taxa de fechamento de empresas em todo o país (…)

– (…) Não é bom sinal.

– No sábado (21), Lula demitiu Júlio César de Arruda, general do Exército (…)

– (…) Cada dia que passa, a impressão que fica é que a faxina que colocaria o país nos trilhos está mais longa, e longe do final.

– “Ton, nós do Juruá queremos saber onde vai ser o Carnaval” (…)

– (…) E aí, prefeito Zequinha?

– Em Marechal, Isaac Piyãko está implicando com o atual prefeito Valdelio por qual motivo? (…)

– (…) São boas as chances de o “índio” assumir a Funai.

– Se conseguir o intento, será a primeira bola dentro do senador Petecão, que já defendeu até bolsonarista no comando das autarquias lulistas.

– Quanto tempo ainda vai demorar para fechar essa questão? (…)

– (…) “Sem a nova bancada fechada, não tem como avançar”, diz um cardeal petista.

Boa semana!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost