19 de abril de 2024

Blog do Ton: Reviravolta no jogo do líder da bancada federal — e uma ideia inovadora

Com pelo menos 5 votos — já que seu partido, o União Brasil, possui 2 senadores e três deputados federais — Alan Rick é o favorito até aqui para abocanhar a liderança da bancada federal. Mas a eleição, que ainda tem chão para acontecer, pode ganhar uma reviravolta.

De acordo com uma fonte palaciana, que transita por algumas importantes secretarias, o nome de Socorro Neri pode figurar como o favorito já nos próximos dias. Querida pelo governador, o nome da deputada é tido como o mais agradável nos corredores governamentais.

Caso o que essa fonte palaciana tenha ouvido se torne realidade, não seria muito difícil, nesse cenário, virar voto. Se os burburinhos se tornarão realidade, só o tempo dirá.

Socorro Neri

Deixei uma mensagem à deputada federal eleita Socorro Neri sobre o assunto, para checar o que tem a dizer e na expectativa de que esse assunto possa ou não render mais detalhes. E rendeu: ao Blog, a deputada não somente revelou o interesse como trouxe uma ideia inovadora. Com a palavra, Socorro Neri.

Deputada eleita Socorro Neri. Foto: Yago Ayache/ContilNet

À disposição

“Ainda não estou em campanha. Mas entendo que todos os parlamentares tem o direito de pleitear ser o coordenador ou vice-coordenador da bancada. Então, colocarei meu nome à disposição, com a convicção de que a experiência como prefeita da Capital e presidente da Associação dos Municípios do Acre me credenciam a essa função”.

Descentralização

No início das conversas, Socorro promete propor um rodízio entre os parlamentares, para que mais deles tenham oportunidade de representar a bancada: “Proporei mandatos de um ano com rodízio de coordenadores e vice-coordenadores, de modo que, durante a legislatura, pelo menos oito parlamentares possam estar à frente do trabalho de discussão e apresentação das emendas de bancada e interlocução com a sociedade e governos nacional e subnacionais”. Genial e inovador.

Alysson Bestene

Procurei o secretário de articulação política, Alysson Bestene, para comentar o assunto. O contato ainda não foi bem sucedido. O secretário deve estar bastante ocupado atendendo as trocentas lideranças que desejam se inserir no novo governo.

Gladson Cameli

Também procurei o governador Gladson Cameli. O que raramente faço. Às vezes, demora cair a ficha de um governador acessível dessa forma.

Léo de Brito

É mais um representante do Acre no Governo Federal. Recebeu convite do ministro Camilo Santana (Educação) mas não deu mais detalhes. É um bom nome.

Honrado

Léo: “Hoje estive com o Ministro da Educação, Camilo Santana e a secretária Executiva do MEC, Izolda Cela. O ministro me fez o convite para ajudá-lo nesse processo de reconstrução da Educação do nosso país, tão massacrada nos últimos anos. Me sinto honrado e feliz de poder dar a minha contribuição nesse momento tão importante para o Brasil”.

Mais de 70

É o número de acreanos aprovados no exame da OAB. Parabéns. Tem muita gente precisando de ajuda de um advogado ou advogada, dado o resultado das últimas manifestações.

Segurança

Conversando com um amigo empresário, quando em dado momento me disse que optou por um cargo público por segurança. Que segurança é essa? No funcionalismo público, você dorme nomeado e pode acordar exonerado.

No mínimo

É, no mínimo, digna de reflexão a declaração do procurador Sammy Barbosa, que diz que não foram os comunistas, nem os homossexuais que ameaçaram a democracia; foram os defensores da pátria.

Inelegível

Integrantes do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro acreditam que a minuta encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres pode torná-lo inelegível. No documento, uma suposta tentativa de invalidação das eleições.

Visita à Marina

Diretorias do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), do Memorial Chico Mendes (MCM) e do Comitê Chico Mendes apresentaram suas demandas e recomendações em prol dos povos da floresta à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, em Brasília. Foi a primeira audiência concedida a organizações da sociedade civil no novo Governo Lula.

Carta

No evento, a entrega da “Carta da Juventude da Floresta”, documento elaborado durante o Encontro Nacional da Juventude Extrativista, realizado em novembro do ano passado com mais de 140 participantes, no Amapá.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost