O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP) empossou nesta terça-feira (10), 23 novos conselheiros do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais de Educação (Fundeb).
O Fundeb é um dos principais responsáveis pelo financiamento da educação pública do país. É com ele que a Prefeitura consegue manter os gastos com merenda, investimentos e até valorização dos professores, por exemplo.
Os conselheiros empossados nesta terça-feira terão o trabalho de fiscalizar e controlar os gastos dos recursos do Fundeb, e foram eleitos e indicados por várias pessoas da sociedade civil organizada. Serão 12 membros titulares e 11 suplentes, que irão exercer a atividade não remunerada.
A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, disse que a sociedade precisa saber sobre os gastos públicos da Prefeitura. “A gestão do prefeito Bocalom quer ser fiscalizada. É bom que a sociedade saiba o que nós estamos fazendo com os recursos públicos”.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, os novos conselheiros deverão, além de fiscalizar, dar sugestão de como aplicar a verba do Fundeb. “A nossa gestão é comprometida com a transparência e com o gastar bem o dinheiro público”, disse.
O Conselho Municipal de acompanhamento do Fudeb é composto da seguinte forma:
- Representantes do Sindicato dos Professores
- Conselho Municipal de Educação
- União da Associação dos Moradores de Rio Branco
- Representantes dos pais dos alunos
- Representantes da Casa do Estudante Acreano
- Representantes do Conselho Tutelar
- Representantes dos diretores das escolas municipais
Com a nova lei do Fundeb, o conselho terá um mandato de 4 anos.