Uma nova Copa do Mundo no Brasil. E no Rio de Janeiro. A CBF quer receber o Mundial feminino da Fifa em 2027.
A intenção ainda é preliminar, mas faz parte do estudo apresentado pela “Rio Convention & Visitors Bureau” (RCV), entidade privada que busca negócios para a cidade. Em parceria com a prefeitura do Rio, o estudo foi apresentado no Palácio da Cidade nesta manhã de terça-feira.
– Aqui temos listados eventos que podem acontecer em 2028, em 2030. Esse mapeamento é muito importante, muito relevante. Cada evento que conseguimos trazer significam dinheiro de exportação, capacitação em investimento para receber estes eventos – disse Carlos Werneck, presidente da RCV, na apresentação inicial na prefeitura.
A Copa do Mundo feminina é um dos 73 eventos esportivos mapeados para a cidade nos próximos 10 anos. A CBF manifestou em carta à prefeitura e à RCV a intenção de organizá-lo, além de outras competições internacionais de futebol, como mundiais de futsal, de futebol de areia e de competições de base de futebol.
Para sediar o Mundial de 2027, a CBF precisa manifestar para a Fifa ainda neste primeiro trimestre. Com a escolha sendo anunciada provavelmente no meio do ano que vem. O Brasil tem a concorrência de outra candidatura já oficializada, apresentada em conjunto por três países: Alemanha, Bélgica e Holanda.
O estudo também apontou outras possibilidades de grandes eventos no Rio e envolve candidaturas para mundiais de atletismo, de vôlei, de basquete e outras diversas modalidades até 2032.