ContilNet Notícias

CBLOL 2023 tem emoção, RED invicta, paiN detonada e FURIA de volta

Por GE

TitaN, da RED Canids, chora após homenagem a torcedora assassinada no CBLOL — Foto: Bruno Alvares/Riot Games

A Semana 2 do 1º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2023 ficou marcada pela emocionante homenagem a Ana Beatriz Marques de Oliveira, torcedora da RED Canids Kalunga assassinada em chacina do DF, pela Matilha como única invicta, pelas críticas ao péssimo desempenho da paiN Gaming e pelo equilíbrio na tabela, com os últimos times saindo do zero.

Confira a tabela do CBLOL após a Semana 2:

Tabela do 1º Split do CBLOL 2023 após Semana 2 — Foto: Riot Games

Tabela do 1º Split do CBLOL 2023 após Semana 2 — Foto: Riot Games

Choro em homenagem

No sábado, torcedores se mobilizaram para fazer uma homenagem a Ana Beatriz Marques de Oliveira, conhecida na comunidade de LoL como Nana, uma das dez vítimas de uma chacina no DF. Ele era torcedora fanática da RED Canids e conhecida dos jogadores da equipe.

Do lado de fora do estúdio do CBLOL, em São Paulo, amigos e outros torcedores fizeram uma espécie de memorial e rezaram pela companheira.

Dentro da arena, jogadores de diferentes times usaram laços pretos em sinal de luto e/ou colantes com a foto de Nana.

Antes da partida entre RED Canids e paiN, os dois times prestaram homenagem à torcedora, com a inscrição “RED Nana” nas costas dos uniformes, e fizeram 1 minuto de silêncio, acompanhados pela torcida e pela transmissão do CBLOL. Na arquibancada, os espectadores subiram uma bandeira com a imagem de Nana.

Depois da homenagem, ao sentar na bancada de jogo, o atirador da RED Canids, Alexandre “TitaN”, se emocionou e chorou.

— Mexeu comigo de verdade, mais do que nunca eu sei como é perder uma pessoa valiosa nesses momentos, ainda mais com o fim que teve… Lembro como é doloroso, mas Deus sabe o que faz e tudo é no tempo dele. Com certeza ela está em um lugar melhor. Obrigado a todos que fizeram a homenagem — escreveu TitaN em publicação no Twitter.

Invencibilidade

Dentro de jogo, a RED Canids derrotou a paiN e terminou a segunda semana como única invicta ao bater a Vivo Keyd Stars nesse domingo.

— Tem muito campeonato pela frente, mas já provamos: esse time joga League of Legends, tá? — publicou o perfil da RED Canids no Twitter.

O desempenho da Matilha pode ser considerado surpreendente porque o elenco passou por três mudanças, com duas posições tendo jogadores que a direção não desejava inicialmente. Felipe “Boal” e Adriano “Avenger” chegaram a ser colocados à venda, mas permaneceram depois de a organização não ter sucesso em negociações. O próprio Gabriel Vinicius “Aegis” estava esperando um início mais difícil por conta dos dois jovens e da entrada do suporte Won-yeong “Kuri”, conforme o caçador contou em entrevista ao ge antes do início do CBLOL. Mas isso não se concretizou.

— Antes do primeiro jogo, a gente não estava tão confiante assim, principalmente o Aegis. Ele é meio dramático, né — admitiu Avenger, em entrevista coletiva nesse domingo, antes de contar que obteve a confiança para os jogos seguintes depois de começar vencendo a INTZ.

— Eu não achei que eu e o Boal seríamos problema, em questão de comunicação, mas eu tinha certas dúvidas sobre o Kuri. O que a gente vê nos treinos é que ele não é uma pessoa muito comunicativa, mas, depois do primeiro jogo que a gente jogou, eu vi que ele virou outro jogador. Eu adquiri uma confiança muito grande que a gente poderia ganhar.

Um dos coproprietários da RED Canids, João Paulo Garcia, ironizou a desconfiança da comunidade sobre a equipe antes do início do torneio.

— Para quem estava cotado para brigar por sexto lugar e o pior time na janela de transferências, acho que esse início já serve como resposta! Óbvio que é começo de campeonato e temos muito o que evoluir e muito para acontecer. Mas nunca desacreditem!

Saindo do zero

No sábado, os três times que estavam zerados na tabela conquistaram a primeira vitória: o Fluxo superou a LOUD, a KaBuM derrotou a INTZ e a FURIA venceu a Liberty.

— Vencer é bom, ainda mais tendo a rivalidade [da LOUD] com o Fluxo é uma combinação muito boa para a gente. Foi realmente a nossa estreia agora — declarou o treinador do Fluxo, Gabriel “Turtle”, em entrevista coletiva.

No domingo, porém, o Fluxo perdeu para a KaBuM e se manteve com uma só vitória – e três derrotas. Já a KaBuM e a FURIA, contra a LOUD, continuaram ganhando e chegaram a 2-2 na tabela, assim como estão INTZ, LOUD e Liberty.

Los Grandes na vice-liderança

Com 3-1, a Los Grandes terminou a Semana 2 na vice-liderança, atrás apenas da invicta da RED Canids, com as vitórias sobre Keyd no sábado e paiN no domingo.

O caçador Filipe “Ranger” e o meio Tae-hoon “Lava” foram escolhidos como os melhores de suas posições na Seleção da Semana 2, escolhida pela Riot Games, ao lado de três jogadores da RED Canids: o topo Boal, o atirador TitaN e o suporte Kuri.

Lava e o treinador Seok-hee “Stardust” representaram a Los Grandes na entrevista coletiva de domingo, explicaram por que aceitaram vir ao Brasil e falaram sobre a comunidade do Brasil.

— Ranger é o ídolo — resumiu Lava, em inglês, ao ser questionado, na coletiva, se se sentia como um ídolo sul-coreano diante da torcida brasileira.

Escalada da crise na paiN

Depois de chegar à terceira derrota, perdendo as duas partidas da Semana 2, para a RED Canids no sábado e a Los Grandes nesse domingo, a paiN recebeu muitas críticas nas redes sociais, tanto de torcedores quanto de personalidades dos esports.

Diante da enxurrada de críticas, os jogadores da paiN se manifestaram sobre a péssima fase da equipe, enquanto Ranger, caçador da Los Grandes, saiu em defesa de Marcos “CarioK”, um dos mais atacados na internet.

— Sei que o momento não é bom, mas me senti no dever de vir aqui dar satisfações, como sempre fiz. Não estamos bem como time e eu talvez esteja na minha pior fase competitivamente e eu peço desculpas por isso. Entendo todas as críticas e frustrações e agradeço quem dá apoio em um momento difícil como este. Tudo que eu posso dizer é que estamos nos esforçando muito todos os dias e eu sei que o resultado vai vir, o campeonato é longo e não desanimamos. Mais uma vez obrigado pela torcida — escreveu CarioK no Twitter.

— Não tive a oportunidade de encontrá-lo depois do jogo, mas queria deixar minha simpatia para o CarioK. Passei algo bem parecido nos últimos anos em relação às críticas, e é muito difícil se reerguer sozinho. Te acho um jogador excelente e essa fase vai passar, irmão. Foi sempre muito difícil e dahora te enfrentar desde 2020 e é questão de tempo para você voltar com tudo, afinal, disputar as últimas finais não foi coincidência — disse Ranger, em mensagem endereçada ao colega de posição.

“FURIA voltou”

Depois de começar o CBLOL com duas derrotas, a FURIA conseguiu duas vitórias na Semana 2, contra Liberty no sábado e a LOUD no domingo.

— Eu lembro de, na semana passada, ter falado sobre os problemas que estavam acontecendo e que a gente estava jogando muito mal. Durante esta semana, a gente revisou muito isso e conseguiu até trabalhar umas coisas novas. Pode-se dizer, sim, que a FURIA voltou. A gente fez um jogo convincente hoje e a nossa meta é continuar evoluindo para poder alcançar voos mais altos — disse fnb em entrevista coletiva.

Melhor início da INTZ

Ao derrotar a Liberty nesse domingo, a INTZ chegou à segunda vitória no 1º Split, já tendo um início de campanha em duas semanas melhor do que em todos os outros quatro campeonatos da era da franquia.

— Eu atribuo isso ao trabalho duro. Teve todo uma reformulação, não só dos jogadores, mas internamente na INTZ. Toda a estrutura fora de jogo, todo o suporte que a gente está dando, de toda a equipe multidisciplinar, porque a gente tem os preparadores físicos, psicólogo, fisioterapeuta. Tem muita gente envolvida. Eu fico muito feliz que a gente está colhendo os resultados — disse o treinador Franklin “Aoshi” em entrevista coletiva.

Sair da versão mobile