ContilNet Notícias

Concurso Funai: coordenadores são exonerados; edital é aguardado

Por DIREÇÃO CONCURSOS

Nesta quarta-feira (24/1), 21 coordenadores regionais da Fundação Nacional do Índio foram exonerados. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e reflete no déficit de servidores, que resulta no desejo da realização de um novo concurso Funai.

Em junho de 2022, uma reportagem do UOL levantou que o quadro de efetivos caiu quase pela metade em um período de nove anos.

Segundo os dados, em janeiro de 2013, os efetivos do órgão eram em 2.505 servidores. Já em janeiro do ano passado, o número caiu para 1.437.

Em agosto de 2022, o número apresentado durante audiência na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados foi de que a autarquia estava funcionando com 46% do seu efetivo, sendo metade desse percentual apto a se aposentar.

“É uma situação de envelhecimento da força de trabalho sem reposição tempestiva pela qual, se não houver concurso público, com plano de carreira, a Funai pode fechar as portas”, disse à época a representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Mônica Machado.

Pedido de edital concurso Funai

O Direção Concursos noticiou com exclusividade, em maio de 2022, um pedido de concurso Funai para provimento de 1.071 novas oportunidades em diversas especialidades, sendo:

Importante destacar que, à época, o novo certame solicitado em caráter de urgência devido ao elevado número de cargos vagos.

“A autorização de novo concurso público se justifica por ser medida urgente e fundamental ao fortalecimento da capacidade institucional da Funai em garantir a execução de sua missão e, assim, garantir que o Governo Federal cumpra com seu dever de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil”, dizia a justificativa da solicitação.

No cronograma do pedido, a intenção era de que o concurso fosse realizado no primeiro semestre de 2023. Confira abaixo:

Último edital concurso Funai

O último concurso Funai foi realizado no ano de 2016, organizado pela banca ESAF, para provimento de 220 vagas para os cargos de contador, engenheiro e indigenista especializado.

As remunerações oferecidas na seleção variaram entre os valores de R$ 5.345,02 e R$ 6.330,31 a depender do cargo escolhido.

Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas: provas objetivas e provas discursivas. Foram 110 questões, no modelo múltipla escolha, com 70 questões na prova de conhecimentos básicos e 40 na prova de conhecimentos específicos.

Resumo concurso Funai

Sair da versão mobile