Para definir a área de estudo e otimizar os estudos, é fundamental que concurseiros tenham conhecimento sobre as disciplinas básicas mais cobradas em editais de concurso público.
Uma delas é a de Português, muito presente em avaliações de grandes bancas, como a FGV.
Devido a algumas exigências como a prática da leitura e a interpretação textual, alguns estudantes sentem dificuldade em se aprofundar na disciplina.
Por isso, o Direção Concursos trouxe algumas dicas essenciais do professor de Português, José Maria, para você que tem dificuldade na área!
Confira abaixo as dicas do especialista!
Conheça a língua portuguesa
Segundo o especialista, uma das melhores formas de ter um estudo com qualidade da língua portuguesa, é conhecer a norma culta. Mas você sabe o que é esse conceito?
A norma culta é um conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes que possuem um elevado nível de escolaridade e é muito utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos e redações. Portanto ter conhecimento dessas regras é um grande diferencial para os estudos da sua prova de concurso público!
De acordo com o professor, ter conhecimento e dominar a gramática básica da língua portuguesa também é um passo fundamental para alcançar prestígio na avaliação da disciplina.
“A gramática é a base da língua portuguesa, então é importante começar com os conceitos básicos, como ortografia e acentuação”, completa.
Melhore a qualidade da escrita
Ainda segundo o professor, existem algumas ferramentas gramaticais que podem facilitar a construção do texto e o tornar mais claro e objetivo, como os sinônimos e antônimos.
“Aprender a usar sinônimos e antônimos pode ajudar a melhorar a qualidade e precisão de sua escrita, além de auxiliar na compreensão de textos”, afirma.
- Saiba o conceito:
- Sinônimos: palavras com significados semelhantes
- Antônimos: palavras com significados opostos entre si
Pratique!
Você sabia que a interpretação de texto é uma das habilidades mais avaliadas atualmente em provas de concurso público?
Por isso, o professor José explica que é preciso exercitar a compreensão textual por meio da prática da leitura de diferentes tipos de textos como notícias, artigos e redações.
Revise seus conhecimentos
“Faça uma revisão constante para manter o conhecimento fresco na memória e fixar os conceitos”, destaca.
Por último, mas não menos importante, o especialista ressalta que é importante revisar o conteúdo estudado regularmente, para fixar os conceitos. Além disso, também e importante que o estudante não esqueça de revisar também as áreas em que possui dificuldade, para evitar esquecimento!