Concurso Rio Branco: prefeito anuncia novo edital para 2023

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou nesta quinta-feira, 12, que um novo concurso para o município será realizado até o final de 2023. A oferta será para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

O anúncio foi feito após a assinatura da Lei que autoriza a terceirização de setores da Saúde de Rio Branco. O prefeito afirmou que o objetivo da nova legislação é solucionar o déficit de profissionais enquanto o concurso para efetivos é elaborado.

Conforme o texto da Lei, o Poder Executivo fica autorizado a contratar pessoas jurídicas (PJs) para prestação de serviços de:

  • Assistência médica especializada;
  • Enfermagem;
  • Fisioterapia;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Fonoaudiologia;
  • Psiquiatria;
  • Biomedicina;
  • Assistência social;
  • Nutrição;
  • Serviços farmacêuticos.

“Nós queremos fazer um concurso público, mas concurso público demora, todo mundo sabe que pra efetivar o concurso é um ano, e a população não pode esperar”, argumentou o prefeito.

A Prefeitura irá contratar mais de 300 pessoas jurídicas (PJs) sem vínculo empregatício. Para o prefeito Bocalom, a prática possibilita uma melhor remuneração dos contratados.

“Tenho certeza absoluta a rede municipal de saúde vai melhorar muito com a entrada desses médicos, enfermeiros, dentistas, e todo mundo que vai entrar trabalhando com a sua empresa, porque cada médico pode constituir a sua empresa e vai trabalhar prestando serviço para a prefeitura, até a gente preparar um concurso que deverá acontecer no final desse ano”, explicou.

Ainda não há informações sobre vagas, cargos e requisitos que serão contemplados no próximo concurso Rio Branco AC para efetivos. Tais detalhes devem ser anunciados em breve pelo município.

Câmara de Rio Branco AC também prepara novo concurso

ACâmara Municipal de Rio Branco, no Acre, também organiza um novo concurso, em função das crescentes aposentadorias e necessidade de ampliação dos serviços do Poder Legislativo.

O órgão, inclusive, já formou a comissão organizadora da seleção. Um grupo de servidores foi designado, em 2022, para elaborar o projeto básico do edital, que contará com os cargos e vagas a serem preenchidos.

Com o documento concluído e aprovado pela Casa Legislativa, o processo de escolha e contratação da banca organizadora poderá ser iniciado. A expectativa é para que o concurso ocorra em 2023.

Realizado em 2016, o último concurso da Câmara de Rio Branco teve a oferta de 24 vagas  para as seguintes carreiras:

– No nível médio: agente legislativo, polícia legislativa e tradutor e intérprete de Libras; e

No nível superior: procurador e analista legislativo (geral) e nas áreas de – Administração, Contabilidade, Direito, Redação e Revisão, Manutenção, Redes e Taquigrafia.

Com a organização do Instituto AOCP, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo questões de Português, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos.

Em alguns casos, o concurso contou ainda com teste prático. Os aprovados foram contratados pelo regime estatutário, com ganhos entre R$1.325,25 e R$11.488,57.

PUBLICIDADE