Funcionários que transportavam passageiros em um ônibus da empresa Transacreana foram assaltados na manhã de sexta-feira (27), próximo a uma rotatória que fica entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, na BR-364, no interior do Acre.
Segundo informações de testemunhas, o veículo havia saído por volta das 7h de sexta-feira do município de Cruzeiro do Sul, com 26 passageiros e estava com cerca de 36 passageiros no momento do roubo.
A dupla entrou no veículo e rendeu o motorista e o cobrador, e obrigou os funcionários a entregarem os celulares, carteiras e o apurado com as passagens. Após o crime, os bandidos saíram correndo. Nessa ação, os passageiros não chegaram a ser assaltados, somente alguns perceberam o roubo e ficaram nervosos.
A viagem seguiu até o município de Sena Madureira, onde o motorista parou para entrar em contato com o gerente da empresa, Francisco Virgulino, e comunicou o que havia acontecido e um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Sena Madureira, onde o crime deverá ser investigado.
Este é o segundo ônibus da empresa Transacreana que é invadido e é alvo de assalto. No dia 10 deste mês de janeiro, o idoso Silmar Gomes da Silva, de 65 anos, foi morto com um tiro após reagir um assalto dentro de um ônibus interestadual que trafegava no km 15 da BR-364, no município de Rio Branco.
Elton Oliveira Meira, 25 anos, e um menor de 15 anos entraram no ônibus nas proximidades do bairro Santo Afonso, na região do Segundo Distrito de Rio Branco, e próximo ao bairro Liberdade, anunciaram o assalto. O menor que estava com a garrucha rendeu o motorista, enquanto Elton, que estava com o revólver, começou a recolher os celulares e os pertences dos passageiros.
Silmar estava dormindo dentro do ônibus e acordou com um revólver apontando para o rosto dele. Pelo impulso, o idoso agarrou o revólver e disse “o que é meu você não leva seu bandido” e iniciou uma luta corporal com o bandido. O menor que estava com o motorista se aproximou do comparsa que estava em luta corporal com o idoso e efetuou um tiro no pescoço do homem. Após o roubo, os bandidos fugiram correndo pelo ramal do Clodoaldo, na região do bairro Liberdade.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para dar os primeiros atendimentos ao idoso Silmar, mas a vítima já estava sem vida. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para serem feitos os exames cadavéricos.
Policiais militares do 2° Batalhão, com apoio da Rotam, colheram as informações para tentar procurar pelos autores do crime na região do Ramal do Clodoaldo. Durante a diligência, os PMs encontraram Elton Oliveira Meira e o menor que estavam com duas armas de fogo, sendo uma garrucha calibre 36 com uma munição intacta e um revólver calibre 22, com duas munições intactas e uma deflagrada.
Diante dos fatos, a dupla foi conduzida para a Delegacia de Flagrantes (Defla), com as armas de fogo, as munições, 18 celulares e dinheiro das vítimas, para serem tomadas as medidas cabíveis.
No outro dia, durante audiência de custódia, os acusados foram colocados em liberdade.